HomeCulturaBanda Mantiqueira encerra XX Festival de Artes de Itu

Banda Mantiqueira encerra XX Festival de Artes de Itu

A noite do último sábado (20/07) foi de muitos aplausos e encantamento durante a apresentação da Banda Mantiqueira que encerrou o XX Festival de Artes de Itu, em apresentação realizada no auditório do Paço Municipal de Itu. Cerca de 400 pessoas compareceram para prestigiar a Banda que conta com uma seleção de peças dos mais notáveis compositores como Pixinguinha, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ernesto Nazareth, João Bosco, Luiz Gonzaga e demais artistas.

Os solistas da Mantiqueira também levaram o público a ovacionarem entusiasmados os músicos que demonstraram virtuosismo no trompete, percussão, flauta, violão, trombone, saxofone entre outros instrumentos. O ituano Nahor Gomes, que proferiu uma das oficinas deste Festival, é um dos integrantes da Banda Mantiqueira e, quando apresentado foi aplaudido pelo público.

Em três semanas de Festival aconteceu a apresentação de vinte e quatro espetáculos artísticos, entre música, dança e teatro e quinze oficinas, tanto para músicos quanto para a comunidade. O Festival, ao completar 20 anos de existência, também revelou à cidade um novo espaço cultural, o auditório do Paço Municipal que, transformado em palco de espetáculos abrigou mais de cinco mil pessoas, com conforto e segurança.

Pela primeira vez o artista ituano teve o destaque merecido, os grupos artísticos locais encontram apoio para mostrar seu talento nas artes, confirmando a determinação do Governo Municipal em valorizar e difundir a nossa cultura.

“Valorizando os talentos locais e convidando nomes de reconhecida expressão na cena cultural brasileira, esse vigésimo Festival marca um novo tempo, o tempo de mostrar a beleza e diversidade das cores, dos sons, dos ritmos produzidos por nossa gente, de Itu e de todo Brasil. Um tempo para as bandas passarem de novo, tocando seus dobrados, tempo de ouvir o riso inocente das crianças se regalando com os palhaços e malabaristas. Enfim, é tempo de compreender que a arte e a cultura são laços que conduzem o fio de nossas vidas com mais alegria, que nos fazem rir e chorar e, acima de tudo, nos provocam o sentimento de orgulho de sermos brasileiros de Itu”, encerrou a secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu