HomeMeio AmbienteBairro São Judas Tadeu ganha sua primeira horta comunitária

Bairro São Judas Tadeu ganha sua primeira horta comunitária

A primeira horta comunitária no bairro São Judas foi entregue oficialmente pelo prefeito Guilherme Gazzola no último sábado (08/08). A criação do espaço se deu após o chefe do Executivo ituano atender à solicitação de munícipes para utilização de área pública, localizada na Avenida Antonio Almeida Sampaio, 201, para essa finalidade.

Na oportunidade, Guilherme Gazzola comentou que a implantação da horta comunitária é uma forma de ocupação de área pública degradada, uma vez que aquela em questão já fora utilizada como local de descarte de entulhos incorreto. O prefeito desejou que o exemplo daquele grupo se espalhe como uma ideia a ser seguida em outros pontos da cidade.

Com 300 metros quadrados, a área será utilizada com finalidade única e exclusiva, de acordo com Decreto Municipal, de implantação do Programa “Horta Comunitária” por um grupo de munícipes. Cabe ao grupo, entre outras determinações, responsabilizar-se pela cuidar da limpeza, preservação, manutenção e conservação da área pública; não permitir que terceiros se apossem da área, bem como dar imediato conhecimento a permitente de qualquer eventualidade; não utilizar agrotóxicos nas culturas; não comercializar os produtos cultivados, sendo permitidas trocas e doações.

Também estiveram presentes à entrega o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Celso Cotting, a bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da referida pasta, Valéria Rusticci, e representantes do grupo envolvido com a horta comunitária.