Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeTurismoAutoridades participam de cerimônia de entrega do Plano Diretor de Turismo 2018

Autoridades participam de cerimônia de entrega do Plano Diretor de Turismo 2018

A cerimônia de entrega oficial do Plano Diretor de Turismo 2018 e lançamento do Concurso Marca do Turismo de Itu ocorreu na noite da última quarta-feira (07/02), no Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região (Sincomércio). O prefeito Guilherme Gazzola, o vice-prefeito Caio Gaiane, o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde), e o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Vinícius Salton estiveram presentes.

Por meio da Lei 1.261, as Estâncias Turísticas têm por premissa a manutenção de um Plano Diretor de Turismo atualizado e deve ser submetido ao Estado para análise e validação. As cidades Estâncias que atendam às demandas dadas pela Lei e que apresentem maturidade em suas ações continuam como Estâncias, já as que não obtiveram êxito passam à categoria de município de interesse turístico.

Itu é uma Estância Turística de destaque no cenário paulista e chega à terceira edição de seu Plano Diretor de Turismo. A partir destes esforços a cidade caminha para a manutenção de seu status e, certamente, de avanços a partir do documento que foi gerado.

É importante destacar que, quando firmada a parceria entre Senac e a Estância Turística de Itu para a atualização de seu plano, mais do que o atendimento das demandas dadas pela Lei 1.261 de 2015, foi pedido que a construção do documento fosse pautada na realidade, que fosse exequível e que contemplasse múltiplos olhares sobre o turismo.

O Senac, partindo de metodologia própria, tem por objetivo capacitar os entes envolvidos na produção do documento, ou seja, o conhecimento é disseminado entre os participantes que passam a ter domínio das ferramentas necessárias para construção e operação do Plano Diretor de Turismo.

Entre as demais autoridades presentes estavam o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, o coordenador do Senac Itu, Luís Henrique Fiusa (representando o Gerente do Senac Sorocaba/Itu, Rodrigo Buzin Siqueira do Amaral), o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Itu – Comtur, Evangelista Alves Pinheiro, o presidente da PróTur, Walter Fioravanti, vereadores, secretários e diretores municipais.