19/04/2024
HomeGestões AnterioresAlunos unem teoria à prática durante ação educativa ambiental no Cea Villa

Alunos unem teoria à prática durante ação educativa ambiental no Cea Villa

Na manhã desta terça-feira (22/09), alunos do 1º ano do ensino médio integral da escola estadual “Antonio Berreta”, participaram da oficina “Conhecendo a Mata Atlântica”, que aconteceu no Cea (Centro de Educação Ambiental) Villa. Na ocasião eles aprenderam sobre o bioma da mata Atlântica que está ameaçado e a importância da preservação das florestas ao redor de rios e nascentes.

As explicações foram feitas por meio de uma maquete, que demonstra os malefícios do desmatamento, e tem de um lado do rio a mata preservada e do outro não. Durante uma chuva, onde há preservação a água desce em direção ao rio devagar em direção ao rio, já onde não há a água desce rapidamente causando deslizamentos e aumento rápido do nível.

A visita integrou as aulas de Matérias Diversificadas (eletiva) e o Projeto Pharmática. Os adolescentes foram acompanhados das professoras Rose Dutra, de matemática e Edna Zanoni, de biologia. “Os alunos precisam dessas atividades práticas. As disciplinas contemplam o tema Meio Ambiente, mas vindo ao Cea Villa eles podem visualizar e praticar o que aprendem, eles tinham o conteúdo, mas não tinham a prática, isso facilita o entendimento”, comenta a professora Rose.

Os alunos também conheceram o espaço do Cea Villa e fizeram o plantio de sementes de árvores nativas como Paineira e Guapuruvú, utilizando composto orgânico produzido no local.

Essas atividades integram a Semana da Árvore 2015, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de 15 a 25 de setembro, com atividades gratuitas para toda população. Acompanhe abaixo a programação:

Até 25 de setembro
Das 8h às 16h – Doação de Mudas nativas nos Viveiros Municipais
Viveiro Santa Teresa – Rua João Januário Pamplona, s/nº – Jardim Santa Teresa
Viveiro Parque Ecológico Taboão – Avenida Itu 400 anos, 77 – Itu Novo Centro
Viveiro Martinho Di Ciero – Avenida Barata Ribeiro, s/nº – Escola Agrícola

8h30 – Chegada da Primavera – Oficina de Flores
Oficina com técnicas de plantio e cuidados de flores em vasos.
No quiosque do Parque Ecológico Chico Mendes
Avenida da Esperança (ao lado do campo de malha), Cidade Nova

10h – Dança Circular “Da semente ao fruto”
Oportunidade para conhecer e participar desta roda de dança.
No Bosque Alceu Geribello – Rua Niterói, 131, Bairro Brasil

9h – Oficina de compostagem e plantio de mudas nativas
Oficina com técnicas de compostagem e plantio de mudas de árvores.
No Bosque Alceu Geribello
Rua Niterói, 131, Bairro Brasil