O projeto piloto de curso de teatro na rede municipal de ensino, promovido por meio de parceria entre as Secretarias de Cultura e do Patrimônio Histórico e de Educação, deve ter início neste mês com alunos de 4º anos da EMTI (Escola Municipal de Tempo Integral) da Vila Martins. O objetivo é preparar os alunos para espetáculos envolvendo teatro, música, dança e artes plásticas, tendo ainda como plano a criação de uma companhia teatral municipal.
“O curso de teatro tem aspecto pedagógico, mas também é fundamental para num futuro próximo construirmos uma programação de espetáculos para a população ituana. E é preciso ressaltarmos que o teatro tem possibilidades diversas, não exclusivamente a de se tornar um ator. A criança pode manifestar interesse pelo figurino, sonoplastia, cenário, iluminação e noções de produção teatral e de gestão de projetos culturais, pois terá contato com todos os aspectos profissionais que o teatro possibilita”, afirma o secretário municipal de Cultura, Marcello Airoldi.
Ele ressalta que a arte é extremamente importante no desenvolvimento pessoal e cognitivo da criança, na melhora do relacionamento social, da intuição e da promoção de análise crítica e de pertencimento, além de fomentar a economia criativa.
O secretário municipal de Educação, Ricardo Calegari, comentou que a intenção é ampliar o projeto nos próximos anos para outras escolas. “O intuito é desenvolver as habilidades artísticas dos alunos através das aulas de teatro, culminando em apresentações ao final do ano. Este projeto será muito bom para o desenvolvimento de nossos alunos”, destaca.