HomeGestões AnterioresAdutora Mombaça ultrapassa os 10,5 km de tubos assentados

Adutora Mombaça ultrapassa os 10,5 km de tubos assentados

A obra de construção da Adutora Mombaça segue em ritmo acelerado. Do início da obra até esta sexta-feira (14/11), já foram assentados mais de 10,5 quilômetros de tubos, divididos nas duas frentes de trabalho: uma na estrada rural do Pau D´Alho e outra em área urbana, avançando pela avenida Isaias Prieto.

A etapa seguinte da obra, prevista para os próximos dias, prevê a mobilização para o início das construções das estações elevatórias, que serão responsáveis por bombear a água captada até a ETA 1 (Estação de Tratamento de Água), no Rancho Grande.

A adutora terá 22,5 quilômetros de extensão e vazão de aproximadamente 280 litros por segundo, equivalendo sozinha a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à Estação ao longo de quatro décadas.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade, a mais afetada pelo racionamento. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamento da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

A indicação do ribeirão Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa em mais de 120 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora.

A concessionária Águas de Itu, que iniciou as obras por determinação da Prefeitura, está investindo R$ 30 milhões na implantação da adutora.