18/04/2024
HomeMeio AmbienteAções educacionais e de conscientização marcam o dia do Meio Ambiente

Ações educacionais e de conscientização marcam o dia do Meio Ambiente

Imagem mostra as crianças recebidas no Bosque Alceu Geribelo para a educação ambiental, marcam as ações educacionais do Dia do Meio Ambiente.

Comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, foram realizadas nesta segunda-feira (05/06), diversas ações educacionais e de conscientização nos parques da cidade. No Bosque Alceu Geribello, os alunos do 4° ano da EMEF Padre Bento puderam aprender mais sobre as abelhas e a polinização com o meliponicultor Adauto José Rizzi. Além disso, as crianças fizeram um passeio pelo bosque, acompanhadas pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, e plantaram tomates cerejas para levarem para casa.

Como parte da programação, ainda na manhã da segunda-feira, houve observação de aves silvestres no Parque Ecológico Taboão, no bairro Itu Novo Centro. Denominada “Voando no Parque”, a passarinhada reuniu dezenas de pessoas que apreciam o contato com a natureza e se encantam com o som dos pássaros.

O encontro contou com as presenças e participações de Gabriel Bitencourt (professor, palestrante e consultor socioambiental), Alexandre Gabriel Franchin (biólogo, ecólogo e ornitólogo, doutor em Ecologia, professor voluntário UFSCar, membro da Sociedade Brasileira de Ornitologia e do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba), Aldo José Nunes (experiente na observação de aves, realizou observação e registro de 780 espécies) e Giulia B. D´Angelo (doutora em Biologia Animal – Unicamp).

Na oportunidade, a secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Veronica Sabatino, ressaltou que a atual administração tem trabalhado para criar na cidade lugares mais naturais para aproximar as pessoas desse ambiente de cores e sons.

Finalizando as atividades do dia, os alunos da Escola Estadual Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel participaram de uma visita monitorada ao Parque Ecológico Chico Mendes e à Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) da Vila Martins, onde foi realizado uma palestra sobre o descarte de resíduos sólidos e a separação correta de materiais recicláveis.Os eventos fizeram parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Itu, que prossegue com outras atividades relacionadas ao tema. Confira no link a programação completa, com outras ações educacionais que acontecerão: https://itu.sp.gov.br/semana-do-meio-ambiente-tem-inicio-no-proximo-dia-5-2/