08/04/2024
HomeSaúdeAções de combate à dengue seguem na cidade de Itu

Ações de combate à dengue seguem na cidade de Itu

A equipe da Secretaria de Saúde de Itu prossegue com as ações para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As ações são contínuas e a intensificação das mesmas ocorre em pontos específicos da cidade, onde há maior número de casos positivos e ou suspeitos.

Neste ano, até o momento, a cidade registrou 17 casos de dengue, sendo 16 autóctones e um importado. Os dois bairros com maior incidência de casos são Vila da Paz e Jardim União, ambos localizados na região do Pirapitingui.

As ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti que estão sendo realizadas em Itu seguem as normas do Plano Municipal e do Plano Nacional de Controle de Arboviroses, e todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados.

Nos pontos mais críticos – Vila da Paz e Jardim União – já foram desenvolvidas ações de controle de criadouros com colocação de larvicida, operações com máquinas costais e também com equipamento pesado de nebulização.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do serviço de Controle de Vetores, solicita à população que redobre os cuidados em relação a possíveis criadouros do Aedes aegypti. É importante verificar sempre se existe algum ponto na residência ou no local de trabalho que esteja acumulando água parada, o que provoca a proliferação de larvas do mosquito transmissor de dengue.