HomeSaúdeAção educativa ressalta importância da prevenção ao câncer de próstata

Ação educativa ressalta importância da prevenção ao câncer de próstata

Uma ação educativa alusiva à campanha mundial Novembro Azul foi realizada, neste dia 4, na Unidade Básica de Saúde 08, localizada no centro, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Apoio ao Portador de Câncer Mais Vida e Solidariedade, a ação contou com explanação da assistente social da referida instituição não governamental, Jéssica Pereira.

O vice-prefeito Luciano Alves Ribeiro, que na oportunidade também representou o prefeito Guilherme Gazzola, e a enfermeira coordenadora da UBS 08, Eliana Carlini de Souza, acompanharam a ação educativa direcionada aos pacientes da UBS, tanto homens quanto mulheres (multiplicadoras em suas respectivas famílias). Luciano destacou a importância da prevenção, comentou sobre a estrutura dos equipamentos municipais de saúde, parabenizou a equipe da unidade onde a ação foi desenvolvida e agradeceu a parceria do Mais Vida no trabalho de conscientização e apoio a pacientes.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (o primeiro é o câncer de pele não-melanoma). A próstata, glândula que somente o homem possui, se situa abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Esse tipo de câncer, na fase inicial, costuma ter evolução silenciosa. Muitos pacientes sequer apresentam sintomas ou, quando notados, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Na fase avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Entre os fatores de risco do câncer de próstata estão a idade (é mais comum após os 50 anos), histórico familiar (o risco é maior quando o homem tem pai ou irmão que foi diagnosticado com câncer de próstata antes dos 60 anos), e excesso de gordura corporal (aumenta o risco de câncer de próstata avançado).

Como o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento, é fundamental que o homem passe por consulta para avaliação médica.

Ações educativas como a promovida na data de hoje contemplarão mais unidades municipais de saúde ao longo deste mês.