16/04/2024
HomeEducaçãoAbertura da IV CONAE ocorreu nesta terça-feira

Abertura da IV CONAE ocorreu nesta terça-feira

A abertura da IV Conferência Nacional de Educação – Etapa Municipal foi realizada nesta terça-feira (22/03), na Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação da vereadora Célia Regina Pires de Camargo Rocha, do secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, da dirigente Regional de Ensino, Josimarie Júlio, das diretoras de Departamento Pedagógico e coordenadora do Fórum Permanente de Educação, Anna Cristina Tatangelo, e do Departamento do Departamento de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), também presidente do Conselho Municipal de Educação, Lívia Maria de Sousa. Plínio Bernardi Junior afirmou que aquele era um momento de aprendizagem e confraternização e ressaltou que a Educação de Itu é de alto nível.

A IV CONAE tem como temática “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Durante o encontro ocorreu a apresentação dos seguintes eixos: “O PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas”, “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”, “Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE): avaliação da legislação e do modelo em construção”. Também foram discutidos pontos relevantes para o Plano Nacional de Educação com vigência de 2024 a 2034.

A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Por meio da Conferência, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública.

Também participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Sílvia Sório, a diretora do Departamento de Educação Infantil da referida pasta, Estela Bresciani, membros do Fórum Permanente de Educação e Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação designados por meio de Decreto Municipal, gestores das unidades escolares, membros do Conselho Municipal de Educação, sociedade civil, Poderes Executivo, Legislativo, e Diretoria de Ensino de Itu.