17/04/2024
HomeEducação3ª Jornada Pedagógica reúne cerca de 1,4 mil profissionais da educação

3ª Jornada Pedagógica reúne cerca de 1,4 mil profissionais da educação

Nos dias 29 e 30 de julho ocorreu a 3ª Jornada Pedagógica com a participação de cerca de 1,4 mil profissionais da educação como professores, diretores, coordenadores, supervisores entre outras pessoas que atuam da área. Com o tema “Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o currículo, desafios, possibilidades e compromisso com a aprendizagem” o encontro teve como intuito aprimorar e atualizar o conhecimento, refletir sobre temas importantes, conhecer novas estratégias de inovação, proporcionando reflexões e ações sobre vários campos do conhecimento.

O prefeito Guilherme Gazzola participou da abertura de uma das palestras e destacou a importância da reciclagem, como as que a Prefeitura oferece aos seus funcionários, não somente para os professores, mas também para profissionais de todas as áreas. O secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli e as diretoras de departamentos Anna Cristina Tatangelo (Técnico Pedagógico), Lívia Sousa (Ensino Fundamental) e Célia Rocha (Educação Infantil) também estiveram presentes. A 3ª  Jornada Pedagógica foi realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da  Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Somos Educação – Sistema Anglo de Ensino.

Além da cerimônia de abertura dos dois períodos que contaram com palestras das doutoras em educação, Beatriz Ferraz e Maria Inês Fini, foram realizadas oficinas com diversas abordagens junto aos educadores como “BNCC: da alfabetização ao letramento matemático”, “As intervenções didáticas na alfabetização”, “A Matemática e a resolução de problemas”, “De olho na Ortografia: desafios e possibilidades”, entre muitas outras. Os educadores foram divididos nos períodos da manhã e tarde, em dois dias e em diversas turmas, de acordo com sua atuação, acompanhados de orientadores.

Itu crescendo com saúde
Durante a 3ª Jornada Pedagógica foi lançado o projeto “Itu crescendo com saúde”, que tem como objetivo contribuir para a redução da obesidade infantil nas escolas municipais da cidade. O projeto conta com a criação do informativo bimestral “Escolhas saudáveis” que será enviado aos pais dos alunos para compartilhar conceitos de alimentação saudável; formação para gestores para incentivar a implantação da boa alimentação; realização de atividades de educação alimentar e nutricional para os alunos, entre outras atividades.

A implantação do projeto se deve ao crescente número de obesos, principalmente entre as crianças. Educando a alimentação e desenvolvendo o paladar dos pequenos o intuito é reduzir esse número crescente levantado por diversos órgãos de saúde.