Widget Image
Secretarias
23/04/2024
HomeCulturaXXII Festival de Artes encerra programação com atrações circenses

XXII Festival de Artes encerra programação com atrações circenses

Os dois últimos shows do evento cultural acontecem neste final de semana com atrações que divertirão todas as idades

A 22ª edição do Festival de Artes de Itu está chegando ao fim e promete agradar públicos de todas as idades. No sábado (18/07), na Praça Padre Miguel (Matriz), a partir das 16h, uma máquina caça níquel um tanto diferente é cenário da apresentação. A “Máquina de Brasilidades” é inspirada nas máquinas caça níquel. Esta máquina/cenário é uma instalação e funciona somente quando ativada por alguém do público, para que as “frutinhas”, representadas pelas cabeças dos palhaços, comecem a girar. Cada palhaço para numa expressão específica e então um cartão sai de dentro da máquina indicando o que será apresentado.

Após uma brevíssima definição do tema sorteado, os palhaços saem de dentro da máquina e apresentam uma esquete com duração de um a três minutos. Todas as cenas são acompanhadas pelos músicos com 90% de trilha original.

São apresentados diversos temas da cultura brasileira como o frevo, boi bumbá, pisadeira, guaraná, peteca, catira, bossa nova, capoeira, literatura de cordel, quadrilha, ciranda entre outros que são sorteados pela máquina.

Encerrando a programação do XXII Festival de Artes no domingo (19/07), o “Cirquim do Serafim” promete divertir a todos a partir das 11h, também na Praça Padre Miguel (Matriz). O espetáculo traz à cena as velhas reprises que, são esquetes tradicionais de palhaço de circo apresentadas há séculos, porém com uma releitura de maneira que a um só tempo, faz-se a homenagem a matriz cômica brasileira e recria-se a dramaturgia para retratar poeticamente a vida no circo.

Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa caminhada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres.

A espera pelo Seu Serafim, o dono do circo, é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, enquanto a plateia se diverte com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes.

Todas as atrações do Festival de Artes de Itu são gratuitas e toda a população está convidada a participar. O Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, 492, Centro.

Decom

(15/07/2015)