HomeCulturaWorkshop reúne dirigentes culturais da região

Workshop reúne dirigentes culturais da região

Aconteceu na tarde da última segunda-feira (05/08), no auditório do Paço Municipal de Itu, o workshop sobre Políticas Públicas para a Cultura, organizado pela Oficina Grande Otelo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Este workshop itinerante ofereceu um breve panorama das políticas públicas de cultura e arte no Brasil e, a partir de atividades práticas, apresentou ferramentas para o planejamento estratégico das atividades dos gestores públicos da área da cultura mostrando maneiras mais práticas de se obter recursos, como planejar os melhores trabalhos a serem desenvolvidos em cada cidade e atingir o maior número de pessoas possível.

O workshop foi prestigiado inclusive por diretores de secretarias de cultura e turismo dos municípios de Salto de Pirapora e Piedade. Fernando da Silva Maciel, responsável pelo Departamento de Cultura de Piedade, destacou a importância de participar do workshop devido a necessidade de troca de experiências, atendendo ao convite das Oficinas Culturais que vem fornecendo esse apoio aos dirigentes de Cultura da região. “A gestão de projetos já é uma realidade no setor público, entender o processo de gerenciamento e criação de projetos para a cultura contribui na profissionalização da gestão, na captação de recursos e principalmente no bom uso dos recursos (capitais e humanos) em prol das políticas culturais”, finalizou.

A secretária municipal de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz, também participou e destacou a importância do workshop que aproxima as cidades de perfil parecido e fortalece vínculos do governo do Estado e municípios da região. “O workshop traz ferramentas importantes para gestão da cultura e maneiras de avaliarmos resultados e dimensionarmos o quanto estamos correspondendo às expectativas da população”, comentou.

O palestrante foi José Veríssimo que é professor substituto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Possui graduação em Ciências Sociais pela USP, instituição onde realizou mestrado e doutorado em Ciência Política. Ainda na USP, é pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas, e seu trabalho enfatiza as áreas: Atitude e Comportamento Político, Reforma do Estado Brasileiro e Políticas Públicas de Cultura.

Texto e foto: Renata Guarnieri