24/03/2024
HomeGestões AnterioresVida em Movimento sedia oficina sobre árvores especiais de Itu

Vida em Movimento sedia oficina sobre árvores especiais de Itu

Dentro das comemorações do aniversário de 405 anos da cidade de Itu, a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou neste domingo (22/02), durante o programa Vida em Movimento, uma oficina sobre árvores especiais de Itu.

Nesta oficina de arte os presentes conheceram o cartaz “Árvores Majestosas de Itu” com exemplares que têm algum significado histórico, afetivo ou ambiental para o município. Ao final da oficina, facilitada pela artista plástica Nena Bock, foram reproduzidas árvores e mandalas utilizando o método frottage – técnica onde, com um lápis ou outra ferramenta de desenho se faz uma “fricção” sobre uma superfície texturizada reproduzindo-a em papel.

Sobre o projeto

Cada munícipe poderá contribuir com o projeto “Árvores Majestosas de Itu”, enviando sugestões de árvores. Até o momento, nove árvores foram selecionadas e, dependendo das contribuições, este pequeno cartaz pode se transformar em um catálogo.

Segundo a secretária da pasta, Patrícia Otero, estas árvores serão catalogadas também no Mapa Verde de Itu e inclusas no roteiro turístico, desenvolvido em parceria com a Pró-Tur (Associação Pró-desenvolvimento do Turismo de Itu).

As nove árvores que compõe o cartaz “Árvores Majestosas de Itu” são: Jequitibá Rosa (Estrada Parque – Rodovia dos Romeiros); Jatobá (Sítio Santo Antonio na Estrada Sete Quedas); Figueira Branca (Chácara do Rosário – Rodovia Convenção Republicana); Pau ferro (Avenida Ernesto Fávero – Bairro Jardim do Estádio), Palmeira Real (Praça Regente Feijó – Largo do Patrocínio); Mangueira (pátio interno do Centro Educacional Madre Maria Theodora Voiron, Praça Regente Feijó – Largo do Patrocínio); Canafístula (Parque Chico Mendes, Bairro Cidade Nova) Pau Rei (Praça da Independência (Largo do Carmo) e Ipê roxo (Cemitério Municipal de Itu, praça da Bíblia, Vila São Francisco).

Para participar, qualquer munícipe pode encaminhar sua sugestão, que deve conter uma justificativa e uma foto da árvore para o e-mail [email protected]

Texto: Daniel Assis de Alcântara/AI Prefeitura de Itu

(23/02/2015)