HomeGestões AnterioresVI Olimpíada Ambiental premia participantes

VI Olimpíada Ambiental premia participantes

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (05/06), no Paço Municipal de Itu, exatamente no dia mundial do Meio Ambiente, a abertura da exposição dos trabalhos produzidos pelos participantes da 6ª. Olimpíada Ambiental. Os trabalhos de vídeo e as apresentações musicais premiadas também foram exibidas ao público presente.

O vice-prefeito Neto Beluci, representando o prefeito Tuíze, o presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, a secretária de Meio Ambiente, Patricia Otero e de Educação, Marilda Cortijo, juntamente com demais secretários e vereadores ituanos também estiveram presentes na abertura do evento resultado da parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

Em março, houve uma capacitação para educadores sobre a Pegada Ecológica, em abril, cidadãos, professores e alunos do ensino infantil, fundamental e médio das redes públicas e particulares do município foram estimulados à discutir sobre estilo de vida e saúde do Planeta Terra, incentivados à aprendizagem em busca de consumo mais consciente e sustentável, promovendo a valorização e a difusão do conhecimento artístico, cultural e científico.

Estas diretivas fizeram parte do tema da 6ª. Olimpíada Ambiental de Itu que foi justamente a “Pegada Ecológica” que avalia o rastro, as marcas deixadas por nós com objetivo maior de transformar estes conhecimentos na redução da pegada em busca do nosso bem e do bem do planeta Terra.

Patricia Otero, relata “pessoas de 1 a 90 anos se engajaram com a Olimpíada e os resultados são surpreendentes e animadores, essa é a pegada ecológica positiva, sutil”.

O número de participantes foi de 45 instituições de ensino e cidadãos distribuídos em cinco categorias: desenho, música e poema, jogos gigantes, filmes e campanhas publicitárias. E a premiação ficou assim definida:

Modalidades da VI Olimpíada Ambiental

Ensino Infantil: DESENHOS.

As crianças produziram desenhos a partir das histórias de como eram as brincadeiras antigamente e a relação do meio ambiente no cotidiano. Estes trabalhos estão expostos no hall do Paço Municipal de Itu.

Ensino Fundamental I: POEMAS, CORDEL, JOGRAL, MÚSICAS, PARÓDIAS.

Na categoria Musica e Poemas participaram 18 escolas de ensino fundamental I.

Para demonstrar o trabalho das escolas a EMEF Cid Rocha apresentou o Rap da Sustentabilidade produzido pelos alunos do 3º ano B.

Na categoria paródias, alunos dos 4ºs anos A e B da EMEF Prof. Firmino do Espírito Santo apresentaram uma paródia da música Asa Branca com o tema “Rio Tietê”.

Alunos do 4º ano B da EMEf  Professora Aparecida Beatriz  Cristofoletti  Pionti  também apresentaram uma paródia da música Gangnam Style do rapper sul-coreano Psy, abordando a expressão “vamos economizar”, sobre a necessidade de econcomizar energia elétrica.

Ensino fundamental II: JOGOS GIGANTES

A EMEJA Prof. Maria da Glória de Almeida Amirat e o Colégio Forte Castelo Pueri Domus produziram jogos educativos relacionados à temática central. Os jogos estão em exposição e serão utilizados no programa de educação ambiental e parques da cidade.

Ensino médio: CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

O estudante José Henrique Gandini do Ensino Médio do Colégio Forte Castelo Pueri Domus recebeu o prêmio pela produção de uma campanha publicitária com o tema “diminuição da pegada ecológica”.

Cidadão: a Escola de Cegos Santa Luzia recebeu o prêmio pela produção de um vídeo com o tema “Pegada Ecológica”.

Grupo da Melhor Idade: HISTÓRIAS

Antonio Rodrigues Pires (Bacardi), Carmelito Navarro Sanches, Norma Pereira Alves, Iraídes Francisco Martins, Rosa Tsuriga e

Jair Domingos, integrantes do Grupo da Melhor Idade de Itu participaram e foram premiados na categoria História, com a produção de um vídeo que contou histórias baseadas em testemunho sobre uma peculiaridade ambiental do passado.

EXPOSIÇÃO

A exposição dos trabalhos produzidos pelos participantes da 6ª. Olimpíada Ambiental acontece no hall de entrada do Paço Municipal de Itu até o dia 14 de junho.

O endereço do Paço Municipal é Avenida Itu 400 Anos, nº 111 no Bairro Itu Novo Centro.

Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo site

www.itu.sp.gov.br/meioambiente pelo e-mail [email protected]r ou pelo telefone 4886 9608

Fotos e texto: Daniel Alcântara/Prefeitura de Itu