08/03/2024
HomeMeio AmbienteVasos de flores que seriam descartados são reaproveitados pela Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos reutiliza os vasos de flores secas e murchas depositados nos túmulos do Cemitério Municipal e que seriam jogados no lixo.

Esta ação visa o aproveitamento de todo o material que seria descartado, pois as flores e terra (substrato) vão para a compostagem que, assim como os vasos são aproveitados, após higienização, para a produção de mudas ornamentais, árvores nativas e também nas aulas e oficinas de educação ambiental.

Em média são recolhidos 140 vasos por mês. Com a reutilização dos vasos evita-se a utilização de novos recursos naturais, muitos deles poluentes como o petróleo. Já os vasos quebrados ou rachados são encaminhados para a Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) para serem encaminhados à reciclagem e beneficiando os cooperados.