24/03/2024
HomeNotíciasVacinação contra Covid em Itu continua em todas as UBSs

Vacinação contra Covid em Itu continua em todas as UBSs

Imagem mostra um munícipe sentado em frente a uma mesa, passando por atendimento com uma servidora de uma das unidades básicas de saúde. A vacinação contra covid em itu prossegue em todas as UBSs.

A Secretaria Municipal de Saúde divulga que, de 22 a 27 de maio, continua na cidade a vacinação contra Covid em Itu. De segunda a sexta-feira, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) permanecem abertas até às 19h. E, no sábado (27/05), haverá vacinação das 8h às 14h, nas UBS 01 (Jardim Convenção), 02 (Jardim União), 05 (Rancho Grande), 08 (Centro) e 10 (Vila Tonica).

Para as pessoas que forem receber a dose de reforço com a vacina Covid 19 Pfizer bivalente, a recomendação é ter recebido duas doses monovalentes prévias, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra a Covid monovalente recebida. Estão contempladas pelo Ministério da Saúde para a vacinação de reforço com a vacina Covid 19 Pfizer bivalente: pessoas com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas, pessoas entre 12 e 59 anos com comorbidades, pessoas imunocomprometidas ou com deficiência permanente a partir de 12 anos.

O Ministério da Saúde classifica como pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão as transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea; as que vivem com HIV; as que fazem uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de Prednisona ou equivalente por um período ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores; as com imunodeficiência primária; as com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e as pessoas com neoplasia hematológicas. Para essas pessoas se faz necessária, no ato da vacinação, a apresentação de laudo ou prescrição médica que ateste a condição.

As comorbidades para a imunização com a vacina bivalente, de acordo com o Ministério da Saúde, são: Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Diabetes mellitus, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Doença hepática crônica, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Miocardiopatias e Pericardiopatias,  Obesidade mórbida, Pneumopatias crônicas graves, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Síndromes coronarianas, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas, Valvopatias.

A Secretaria de Saúde de Itu informa que a vacinação dos grupos prioritários elencados será feita, seguindo determinações do Ministério da Saúde, por fases e de maneira escalonada, sempre de acordo com o quantitativo de vacinas disponibilizado pelo referido órgão federal. Os demais grupos contemplados serão divulgados oportunamente pela Prefeitura de Itu.

Vacinação para os demais grupos

Nos mesmos locais, datas e horários, prossegue a vacinação contra a Covid para os demais grupos, conforme a seguinte relação:

Cronograma da 1ª Dose e 2ª Dose

– Crianças de 06 meses a 11 anos de idade (11 anos, 11 meses e 29 dias)

– Adolescentes de 12 a 17 anos de idade

– Adultos com mais de 18 anos

Cronograma Doses de Reforço

(para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal com imunizantes da Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca)

Terceira dose de reforço:

– Pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos ou mais, com pelo menos 4 meses da segunda dose de reforço

Segunda dose de reforço:

– Pessoas com 18 anos ou mais de idade que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses

– Adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de idade (inclusive gestantes e puérperas) que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses

Primeira dose de reforço:

– Crianças entre 5 e 11 anos de idade, desde que já estejam imunizadas com as duas primeiras doses (D1 e D2)

– Adolescentes de 12 a 17 anos de idade após 4 meses da última dose do esquema vacinal com pelo menos 4 meses após a última dose do esquema vacinal

– Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 4 meses

Cronograma Doses de Reforço

(para pessoas que iniciaram esquema vacinal com imunizante da Janssen)

Quarta dose de reforço:

– Pessoas com 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão que tomaram a terceira dose de reforço há pelo menos 4 meses

Terceira dose de reforço:

– Pessoas com 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão que tomaram a segunda dose de reforço há pelo menos 4 meses

Segunda dose de reforço:

– Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses

Primeira dose de reforço:

– Pessoas com 18 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com Janssen há pelo menos 2 meses

Confira os endereços de todas as Unidades Básicas de Saúde de Itu através do link: https://itu.sp.gov.br/saude/ubs/.