Widget Image
Secretarias
17/03/2024
HomeNotíciasVacinação contra a gripe continua em Itu

Vacinação contra a gripe continua em Itu

Imagem mostra a fachada da UBS 9, que contempla de uma linda árvore, ipê rosa florido. Essa UBS é um dos pontos de atendimento da campanha de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde divulga que, nesta semana, a vacinação contra a gripe ocorre nos dias 5, 6 e 7 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) permanecem abertas até às 19h.

Podem receber a vacina contra a gripe todas as pessoas não vacinadas a partir de seis meses de idade, dependendo do estoque existente da vacina e da estratégia definida pela Secretaria de Estado de Saúde.

É importante ressaltar que, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse caso, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, principalmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, entre outros.

A transmissão do vírus Influenza ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. O vírus influenza pode ainda ser transmitido por aerossol e por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca.

Confira os endereços de todas as Unidades Básicas de Saúde de Itu através do link: https://itu.sp.gov.br/saude/ubs/.