HomeEducaçãoV Fórum Permanente de Educação correu na última quarta-feira

V Fórum Permanente de Educação correu na última quarta-feira

Foi realizado na última quarta-feira (22/12), no auditório da Prefeitura, o V Fórum Permanente de Educação de Itu. A abertura contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola que destacou o trabalho dos educadores. “Com a pandemia, não sabíamos o destino de nossa educação, se teríamos folego para continuar a função pedagógica, mas vocês chegaram ao fim como guerreiros, os que participaram desse processo foram heróis da batalha”, lembrou Gazzola.

O Fórum é um importante espaço de diálogo e debates que, de maneira coletiva, em união com a Secretaria da Educação e Conselho Municipal de Educação, organiza os trabalhos de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação no desenvolvimento das 20 metas propostas pelo Plano Nacional.

Durante o evento o prefeito Guilherme Gazzola recebeu o Selo Compromisso com a Educação – Caminhos para Avançar, da organização Todos Pela Educação, concedido após assinatura de carta de compromisso e conclusão de etapas de estudos e reflexões, realizadas pelo Departamento Pedagógico sobre a educação municipal.

Em 2021, o parceiro Aprende Brasil, criou campanhas para as escolas e alunos na questão do comprometimento nas ações educativas. Em Itu, dois alunos e uma unidade escolar foram comtemplados. Foram a aluna Amanda Silva Barbosa, da Emefei “Fazenda Curumim” e o aluno Breno Henrique Rios Borges, da Emef “Dr. Francisco Ursaia”, além da Escola Municipal em Tempo Integral “Rachel Steiner Leitão”.

Em Itu, o investimento na educação é continuo, em 2021 os acervos das bibliotecas escolares foram revitalizados e mais de 24 mil obras foram adquiridas.  “O ano de 2022 será um ano em que investiremos a maior parte orçamentaria na educação de todos os tempos em Itu, serão quase R$ 100 milhões em prédios públicos e novos projetos”, destacou Guilherme.

Em relação a avaliação Habile, também foram premiadas as diretoras Renata Cristina Trettel Santos, da cessão de salas das E. E. “Professor João Antônio Motta Navarro” e Débora Camargo Ramos, da Emefei “Segundo Lorenzetti”. Essa é uma avaliação educacional externa de aprendizagem em larga escala, que colabora com a equipe pedagógica das escolas públicas, oferecendo dados que fundamentam a análise dos resultados das práticas avaliativas e dos processos de ensino e aprendizagem.

Durante o Fórum também foi realizada a palestra virtual “Novos professores para uma nova educação”, com o professor Me. Marcos Meier, que falou da evolução da educação através dos tempos e de como essa evolução influenciou no aprendizado dos alunos.

Também estiveram presentes secretária adjunta de Educação, Silvia Sório, representando o secretário da pasta, Plinio Bernardi Júnior que, por meio de mensagem de áudio, agradeceu a todos pela dedicação nesse ano de trabalho, a diretora do Departamento Técnico Pedagógico, Anna Cristina Ambrózio Tatângelo, a diretora de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e presidente do Conselho Municipal de Educação, Lívia Maria de Sousa, Marisa Rosa Mercante de Campos, representando a dirigente Regional Josimarie Júlio, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria Estela Bresciani Santos, a supervisora pedagógica da empresa Aprende Brasil, Syrlei Terezinha Golemba, a diretora de departamento de planejamento, Isabel Cristina Ricci e o diretor de gestão interna, Anderson Villa.

Para encerrar o evento, a Orquestra Ituana de Violas realizou uma apresentação.