08/03/2024
HomePlanejamentoUnidades de Saúde participam de iniciativa para economia de energia elétrica

Unidades de Saúde participam de iniciativa para economia de energia elétrica

Graças a uma parceria da Prefeitura com a CPFL, os prédios estão recebendo placas de aproveitamento da energia solar

Teve início nesta semana a instalação de 77 placas de aproveitamento de energia solar em quatro unidade de Saúde da Prefeitura de Itu. O primeiro local que está recebendo este equipamento é o AEM (Ambulatório de Especialidades Médicas), situado no Parque Industrial. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, com a CPFL Piratininga, dentro do programa de Eficiência Energética.
Estão sendo implantados painéis fotovoltaicos de 500 kwp, com inversor de 30 KW, possibilitando a co-geração de energia elétrica para suprir parte do consumo de uso da instalação elétrica e havendo a possibilidade de injeção do eventual na rede elétrica de baixa tensão da concessionária de energia, caracterizando o sistema de compensação de energia elétrica prevista na REN no 482 de ANEEL.
Além do AEM, serão contemplados o Hospital Municipal, a Santa Casa e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nossa Senhora Aparecida, existente na Avenida Nove de Julho. “O resultado esperado é a economia e garantida de fornecimento de energia nas unidades de saúde relacionadas, além de colaborar, de maneira inteligente e não poluente, com o retorno de energia para a rede da CPFL, quando houve excedente na produção”, comenta Plínio Bernardi, secretário de Planejamento.