HomeCulturaUnião dos Artistas comemora aniversário com apresentações gratuitas

União dos Artistas comemora aniversário com apresentações gratuitas

Para celebrar mais um aniversário da Corporação Musical União dos Artistas serão realizadas apresentações gratuitas da banda. A primeira delas acontece no sábado (15/06), a partir das 20h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, localizado na Avenida Itu 400 Anos, 111, bairro Itu Novo Centro. Já no domingo (16/06), a partir das 11h, dia do aniversário da banda, será a vez da tradicional apresentação na Praça da Matriz.

A Corporação Musical União dos Artistas tem um repertório que gira entre composições locais típicas da cultura paulista, como dobrados, valsas e sambas, dispõem de obras de compositores como Rossini, Verdi e Tchaikovsky, assim como Pixinguinha, Chico Buarque e Noel Rosa.

Fundada em 16 de junho de 1912 graças à abnegação de alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, seu primeiro maestro, teve a sede própria inaugurada em 1939, construída com muito sacrifício, em regime de mutirão pelos próprios músicos que batizaram a sede com o nome do maestro, compositor e músico ituano “Elias Álvares Lobo”.

A banda participou de grandes concursos conquistando os títulos de A melhor banda do Interior (1959); A melhor banda civil do Brasil (1964); Campeã do II Campeonato paulista de bandas (1978); vencedora do 1º Festival Iguatemi (1981); vencedora do 1º Concurso Vamos bagunçar o coreto (1983); campeã do XXXII Festival Zequinha de Abreu (1993).

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu