24/03/2024
HomeGestões AnterioresTuíze recebe vice-cônsul dos EUA em Itu

Tuíze recebe vice-cônsul dos EUA em Itu

Tobin Nelson falou sobre parcerias em áreas como economia, educação, cultura, turismo, ciência e tecnologia

O prefeito Antonio Tuíze recebeu nesta quarta-feira (25/09) em seu gabinete a visita do vice-cônsul dos Estados Unidos, Tobin Nelson. O encontro reforça as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, visando o fortalecimento de parcerias em diversas áreas como economia, educação, cultura, turismo, ciência e tecnologia.

Em sua explanação, Tobin Nelson destacou que Itu está entre as cidades mais importantes do Brasil, tanto pelo seu aspecto histórico, quanto pelo seu alto grau de desenvolvimento e perspectivas positivas no cenário econômico. “É importante estabelecermos este ponto de contato para difundir interesses comuns e é evidente que Itu oferece muitas vantagens”, disse. Tobin Nelson citou o projeto consular intitulado Rota 66, uma iniciativa do governo norte-americano que identifica cidades bem difundidas para o estreitamento de laços.

O vice-cônsul falou ainda da intenção de expandir o fluxo de pessoas entre os dois países, lembrando que o prazo de visto para os EUA atualmente está reduzido a dois dias de espera. Para Tobin Nelson, esse interesse não se restringe apenas ao fluxo de turistas. “Hoje temos cerca de três mil alunos brasileiros estudando nos EUA pelo projeto Ciência Sem Fronteiras”, exemplificou.

O prefeito Tuíze enfatizou a importância de atuar como interlocutor no estabelecimento de novas parcerias. “Itu ocupa hoje posição de destaque em diversas áreas e todo este potencial é fruto de um intenso trabalho que desenvolvemos ao longo dos últimos anos. Nossa missão é consolidar este avanço em direção a uma cidade alicerçada para gerar as mais amplas oportunidades”, destacou Tuíze.

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito Neto Beluci; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zélia Vaccari Gomes; o presidente do Legislativo de Itu, Josimar Ribeiro; os secretários municipais José Rubens Nunes Gomes (Apoio ao Emprego e Incentivo ao Desenvolvimento Empresarial), Marilda Cortijo (Educação), Allie Marie Dias de Queiroz (Cultura), Shirley Carvalho Dantas (Planejamento), Miguel de Moura Silveira Junior (Administração), Rick Schmidt (Governo), Marco Antônio Augusto (Segurança, Trânsito e Transportes), José Angel Lobato (Obras), Ângela Maria Lopes (Promoção Social) e Carlos D’Ambrosio (diretor do Controle Interno e presidente do Sincomércio de Itu).

Também participaram da recepção a diretora de convênios e estágios da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Itu, Alessandra Prado; a assistente de direção da Fatec, Solange de Lucena e os empresários Salvador Camargo, presidente da Starrett; Hugo Moraes Barros, presidente da Nacco; Lúcio Antonio Nubiler, diretor da Nacco; Washington Costa, gerente de qualidade da Fidelity e Orlei Lotto, gerente administrativo da Fidelity.

Fotos: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu