Widget Image
Secretarias
15/04/2024
HomeGestões AnterioresTuíze participa de seminário sobre a criação da Região Metropolitana

Tuíze participa de seminário sobre a criação da Região Metropolitana

O prefeito Antônio Tuíze participou na manhã desta sexta-feira (09/08) do seminário sobre a implantação da Região Metropolitana de Sorocaba, composta por 22 municípios dos quais Itu faz parte. Denominado “Desenvolvimento Regional: Conceitos, Desafios e Impactos no Contexto da Macrometrópole”, o evento aconteceu em Sorocaba, no auditório da FUA (Fundação Ubaldino do Amaral), que encabeça esta iniciativa de fortalecimento regional.

Durante o encontro foram apresentados os detalhes sobre o levantamento feito pelo Nuplan (Núcleo de Planejamento Regional). Se a Região Metropolitana de Sorocaba for criada pelo governador Geraldo Alckmin, por meio de lei complementar estadual, ela será a 15ª do país em termos populacionais, com 1,6 milhão de habitantes. Estiveram presentes deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e especialistas em planejamento urbano. Os vereadores de Itu Sergio Castanheira, Zelito do Quiosque e Matheus Costa também compareceram.

Para o prefeito Tuíze é fundamental a participação e a habilidade dos prefeitos em transformar a região em um polo de desenvolvimento. As prioridades são comuns às cidades, como as áreas da educação e da saúde, assim como a mobilidade urbana. “Entendemos que, com a criação da região, possamos colher os frutos de todos os investimentos e esforços empreendidos pelos prefeitos que dela participam”.

O presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues, destacou que o encontro foi extremamente produtivo. “Foi dado o pontapé inicial para a criação da Região Metropolitana de Sorocaba,  fruto de um trabalho iniciado há alguns anos e assim como os 22 prefeitos e representantes da região, estou muito entusiasmado com esse passo importante”.