20/04/2024
HomeGestões AnterioresTuíze e Neto Beluci inspecionam obras de saneamento na região do Pirapitingui

Tuíze e Neto Beluci inspecionam obras de saneamento na região do Pirapitingui

O prefeito Antonio Tuíze e o vice-prefeito Neto Beluci inspecionaram, na última terça-feira (26/02), a construção de duas importantes obras de saneamento para a cidade: a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Pirajibú e a nova ETA (Estação de Tratamento de Água) do Hospital “Dr. Francisco Ribeiro Arantes”, ambos na região do Pirapitingui.

A ETE Pirajibú fará de Itu uma das poucas cidades do estado de São Paulo e do País com 100% de esgoto coletado e tratado. Já a nova ETA, localizada no interior do Hospital do Pirapitingui, ao lado do sistema já existente, proporcionará aos moradores de toda a região a triplicação da capacidade de fornecimento de água tratada, garantindo o abastecimento numa projeção de 30 anos, tendo em vista o aumento da demanda com novas moradias e também com o crescimento industrial naquela região.

A construção da ETE Pirajibú vem complementar o tratamento de esgoto de toda a cidade, que atualmente conta apenas com a ETE Canjica, que trata 100% do esgoto das demais regiões do município (exceto o Pirapitingui). A construção da nova ETE é um dos principais pontos do contrato de concessão do sistema de água e esgoto.

A ETE Pirajibú terá capacidade de tratamento de 120 litros/segundo, sendo que sua construção é resultado de um investimento superior a R$ 20 milhões da Águas de Itu, incluindo seu corpo físico e a rede de coletores finais e emissários com mais de 10 km de extensão.

Já a nova ETA para a região terá um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, com previsão de início de operação para o próximo mês de junho. Com sua construção e através da execução da nova adutora de água tratada para a região do Portal do Éden e condomínio City Castelo, a antiga e pequena ETA localizada no Portal do Éden será desativada.

Esta nova ETA do Pirapitingui, em sua concepção e construção, já prevê e possibilitará maior aproveitamento com eficiência e menor perda, principalmente em seu processo de retrolavagem e manutenção. Para abastecer esta nova unidade de tratamento de água, já se encontra em fase adiantada (praticamente 90%) a barragem de captação junto ao ribeirão Pirajibú, com a construção do vertedouro e derivação, faltando a parte eletromecânica, 20% da adutora de água bruta e 50% da adutora de água tratada, que após o tratamento abastecerá o Portal do Éden e City Castelo, dentre outras localidades próximas a estes bairros.

Na inspeção, o prefeito esteve acompanhado pelo chefe de gabinete Dito Roque, pelo superintendente da AR-Itu (Agência Reguladora de Serviços Delegados), Maurício Dantas, além de técnicos da AR-Itu e representantes da Águas de Itu, dentre os quais o diretor-presidente Clodoaldo dos Santos Balkowiski.

Tuíze cobrou esforço da direção da concessionária para a entrega no menor prazo possível destas duas grandes obras. O prefeito classificou como histórica a marca de 100% de esgoto tratado na cidade, que tem na sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida da população um dos pilares da administração municipal.

Sobre a nova ETA do Pirapitingui, Tuíze falou que esta obra, além de ampliar o abastecimento para os moradores, dará ainda mais segurança para os grandes investimentos da iniciativa privada, já que inúmeras empresas têm se instalado em Itu nos últimos anos e várias outras devem aportar no município nos próximos anos.

PL
Fotos: Edvaldo Plazza/AI Prefeitura de Itu