27/03/2024
HomeCulturaTradição da Folia do Divino reuniu centenas de pessoas

Tradição da Folia do Divino reuniu centenas de pessoas

Aconteceu no último domingo (17/05), nas ruas centrais da cidade, o Cortejo do Divino. Saindo do Museu da Música, cerca de 200 pessoas acompanharam essa importante tradição popular, que remonta o século XVII, em louvor ao Divino Espírito Santo.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes levou a bandeira do Divino, acompanhada da secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz, percorrendo os sete pousos abençoando todas as pessoas, sob a cantoria de violeiros do Instituto Cultural e o Coral Vozes de Itu, que também acompanhou o cortejo com composições de Elias Lobo.

O cortejo terminou na Casa da Praça, onde foi feita a solene colocação da Bandeira do Divino Espírito Santo na exposição “Divino e o Povo – fé e cultura popular”, inaugurada no dia 06 de maio e que traz esculturas do artista plástico ituano Segirson de Freitas, com representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras e toda singeleza da tradição popular em torno da “folia do Divino”.

No local também há uma série de imagens da festa do Divino em Paraty (RJ), do fotógrafo Denys Flores, que apresenta um olhar sensível aos detalhes de cores e expressões do povo celebrando sua fé. O documentário “Quem tem medo de ser caipira”, produzido pelo Projeto Terra Paulista, do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), que inclui depoimentos de ituanos é exibido continuamente no local.

O cortejo foi realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Museu da Música, Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luiz, Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu.

Texto: Decom
Fotos: Jorge de Souza/Prefeitura Itu