Widget Image
Secretarias
16/03/2024
HomeSaúdeTrabalho de combate às arboviroses prossegue em Itu

Trabalho de combate às arboviroses prossegue em Itu

A equipe do serviço de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste mês, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem como objetivo medir o grau de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. A partir do resultado da ADL é possível estabelecer e direcionar ações de combate ao Aedes aegypti, que é o transmissor das arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya), e também de prevenção a essas doenças.
Paralelo a esse trabalho, é de extrema importância a colaboração da população a fim de evitar o surgimento de criadouros do mosquito transmissor e, consequentemente, amenizar a possível transmissão de casos da doença na cidade.
O município de Itu realiza o trabalho de combate ao mosquito durante todo o ano. Os agentes de vetores percorrem os imóveis, inclusive os chamados de pontos estratégicos como borracharias, por exemplo, para verificar a existência de criadouros do Aedes aegypti e, havendo necessidade, promover a eliminação dos mesmos.
O serviço de Vetores trabalha em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, que atua na busca ativa de pessoas com essas doenças e no acompanhamento do quadro clínico de cada uma delas.
Vale destacar que o trabalho casa a casa é realizado seguindo as medidas de segurança; a equipe do serviço de Vetores tem trabalhado com o uso de máscaras e álcool em gel.