25/03/2024
HomeCulturaTaipa, tijolos e telhas é tema de exposições na Prefeitura

Taipa, tijolos e telhas é tema de exposições na Prefeitura

Na última quinta-feira (07/12) ocorreu, no saguão da Prefeitura de Itu, a abertura da exposição “Taipa, tijolos e telhas – o barro que o povo de Ytu usou para construir sua cidade” e o anúncio dos ganhadores e exposição das fotos premiadas no concurso “Oswaldo Tozzi” que explorou o mesmo tema.
O prefeito Guilherme Gazzola, a primeira dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola, o secretário de Cultura Geraldo Gonçalves, o presidente da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acervir), Sandro Roberto da Silveira, o diretor da Macrotur Turismo, João Pacheco Neto, o empresário Euzébio Franscichineli, e uma das vencedoras do concurso “Oswaldo Tozzi”, Anna Rys Colesanti prestigiaram a cerimônia.
O prefeito Guilherme Gazzola ressaltou que o tema da exposição permite passear pela história de Itu. Comentou ainda que o Paço Municipal deve ser utilizado também para que os munícipes conheçam e “vivam” a sua cidade.
A primeira colocação do concurso ficou com Maria Amélia Vianna, a segunda com Júlia Mendes e, em terceiro empatados Anna Rys Colesanti e Silvio Vieira. O prêmio de menção honrosa ficou para Renato Jorge Marcelo.
O concurso “Oswaldo Tozzi” teve a intenção de aguçar o olhar dos fotógrafos profissionais e amadores a buscarem novos ângulos e perspectivas de como a cidade foi erguida.
No local também podem ser vistos tijolos encontrados em vários locais da cidade e que ajudam a contar a história da construção de Itu. Os tijolos também chamam atenção para seus tamanhos, formatos e principalmente símbolos cheios de significados grafados em suas superfícies.
O intuito das exposições é construir uma afetividade dos moradores e turistas com a cidade a partir do conhecimento das técnicas construtivas que, ao longo dos séculos foram utilizadas e preservadas como nosso Patrimônio Cultural.
A realização é da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Macrotur Turismo e Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acevir).
As exposições podem ser visitadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 26 de janeiro de 2018.

Anna Rys Colesanti dividiu com Silvio Vieira a terceira colocação no concurso “Oswaldo Tozzi”