26/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura de Itu entrega canalização do córrego do Taboão

Prefeitura de Itu entrega canalização do córrego do Taboão

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (01/12), a Prefeitura de Itu entregou oficialmente as obras de canalização do córrego do Taboão. A inauguração marca a recente aprovação dos órgãos ambientais em relação ao trecho de dois quilômetros, que parte do Novo Centro até a Avenida Octaviano Pereira Mendes.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Antonio Tuíze, o vereador Giva, os secretários José Angel Lobato (Obras e Serviços Viários), Evaldo Palermo (Governo), Anita de Moraes Leis (Planejamento), Lailton Boni (Habitação Popular), Patricia Otero (Meio Ambiente), Carlinhos Bertagnolli (Esportes), Ricardo Xavier da Silveira (Turismo), Allie Marie Queiroz (Cultura) e o vereador eleito Mané da Saúde. Também prestigiaram o evento os empresários José Carlos Ventri e Jacob Federmann.

Em seu pronunciamento, o prefeito Tuíze relembrou o desafio desta conquista, desde o cadastramento e aprovação do projeto junto ao Ministério das Cidades, coordenado por ele quando foi secretário de Administração. “O que fizemos até hoje, graças a Deus, pudemos oferecer qualidade de vida à população, especialmente as que tinham seus imóveis inundados durante as enchentes”, disse. Na avaliação do prefeito, “Itu precisava ter, na sua grandiosidade, uma obra como essa, que é a maior em manejo de águas pluviais do país”, completou.

A inauguração desta quinta-feira celebrou a entrega de um traçado que se inicia nos fundos do 50º Batalhão de PM, passa pela Vila Leis, pelo Parque Ecológico Taboão (criado graças à obra), por dentro do Quartel de Itu e termina na Avenida Otaviano Pereira Mendes. A canalização trouxe benefícios como a diminuição das enchentes, especialmente na Rua Convenção e, ainda, possibilitou a interligação do Novo Centro à Vila Leis, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da região.

A canalização do Taboão faz parte da maior obra de manejo de águas pluviais do país, com investimentos de aproximadamente R$ 95 milhões, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração e Crescimento). O empreendimento abrange ainda as canalizações de outros córregos urbanos, o Brochado e o Guaraú. Esses dois trechos estão 90% realizados, porém há um atraso de 14 meses no repasse de recursos do Governo Federal. Em função deste grande projeto, quatro pontes foram refeitas, sendo uma nos fundos do Quartel, duas no Jardim Faculdade e uma no Jardim Agarussi.

Às margens dos três córregos foram feitos plantios de árvores e paisagismo, além de benfeitorias como pistas de caminhada e ciclovia, resultando em uma nova área de convívio e prática de atividades físicas. Quando tudo estiver concluído, serão quase 10 quilômetros de córregos canalizados.

Fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(01/12/16)