25/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura de Itu amplia videomonitoramento na cidade

Prefeitura de Itu amplia videomonitoramento na cidade

2016_05_25_videomonitoramento_01O número de câmeras foi praticamente duplicado e a meta é quase triplicar. Foram investidos cerca de R$ 700 mil no sistema que reduziu em até 95% as ocorrências nas áreas de abrangência

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, ampliou a cobertura do sistema de videomonitoramento, passando de 24 para 41 câmeras instaladas na cidade. Até agora, foram investidos cerca de R$ 700 mil na implantação dos equipamentos.

Desde que foi instalado no início de 2015, o conjunto de câmeras contribuiu significativamente para a diminuição dos casos de furto e roubo de veículos, assaltos, tráfico de drogas, dentre outros crimes, praticados em Itu, segundo dados da Polícia Civil. Essas ocorrências diminuíram em até de 95% nos pontos abrangidos pelo sistema.

O videomonitoramento é um dos compromissos do plano de governo do prefeito Antonio Tuíze e faz parte de convênio entre o município e o Ministério da Justiça. O sistema é operado numa central de monitoramento, instada na sede da Guarda Civil Municipal, por agentes capacitados pelo COI (Centro de Operações e Inteligência) de Indaiatuba.

Combate ao crime

Alguns exemplos da eficácia da operação do sistema de videomonitoramento são identificações de veículos envolvidos em ocorrências policiais.

Em um dos casos, registrado em setembro de 2015, o sistema de videomonitoramento acusou a passagem de um veículo, com placas de Indaiatuba, envolvido num atropelamento na Avenida Galileu Bicudo, que resultou na morte de uma jovem.

Na época, o autor do crime fugiu sem prestar socorro à vítima, e acabou identificado pelo conjunto de câmeras, instalado no Portal Norte da cidade, (saída para Porto Feliz), sendo detido, posteriormente, em sua cidade de origem.

Outro crime de grande repercussão na cidade, que contou com o auxílio fundamental do sistema de videomonitoramento, para elucidação do caso, foi um homicídio, ocorrido em janeiro deste ano, num bairro às margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300).

Através do conjunto de câmeras, instalado no Portal Sul da cidade (saída para Jundiaí), a Guarda Civil Municipal de Itu conseguiu identificar o veículo de um dos envolvidos no crime, contribuindo para as investigações, que culminaram na prisão dos acusados.

Câmeras pela cidade

As 41 câmeras de videomonitoramento, instaladas em pontos estratégicos da cidade, estão divididas em três categorias:

– LPR (identificação de placas veiculares): 16 câmeras, sendo duas por faixas de rolamento, localizadas nos Portais de entrada da cidade (Porto Feliz e Jundiaí)

– Speed Dome (equipamentos móveis com sistema de controle mecânico): 13 câmeras, localizadas no Centro, Vila Nova, Altos da Vila Nova, Praça Maria do Carmo Rodrigues Navarro (rotatória do Plaza Shopping Itu) e Praça dos Saltenses, bairro Liberdade (saída para Salto)

– Fixas (resistentes a chuva, vento, poeira e impacto): 12 câmeras, sendo oito na região do terminal rodoviário central, duas na rotatória do supermercado Walmart e duas na Praça Conde de Parnaíba (escola Convenção)

Mais câmeras

Para o segundo semestre de 2016, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes prevê a instalação de mais 19 equipamentos, ampliando para 60 câmeras de monitoramento, em operação na cidade. Das 19 novas câmeras, 14 serão instaladas no Centro Unificado (CEU) de Artes e Esportes, localizado no Jardim Vitória. As outras cinco, na Rodovia José Nelson Schincariol, sendo que quatro delas (modelo LPR) ficarão no portal de entrada da cidade (Itu/Salto).

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu
Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu