27/03/2024
HomeCulturaCasa da Praça tem exposição de discos raros

Casa da Praça tem exposição de discos raros

A partir desta terça-feira (12/01) a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre, na Casa da Praça a exposição “Discoteca e Hemeroteca Newton Costa – Sons e imagens da memória” e tem o intuito de fazer com que, principalmente os mais jovens, conheçam os discos e um pouco da história da música.

No local os visitantes encontram raridades como os discos mais antigos do acervo, um deles de 60 rotações datado de 1900, um com gravações da Corporação Musical União dos Artistas, outro da Música da Corte Brasileira com a abertura da ópera “A louca”, de Elias Álvares Lobo, peça de extrema singeleza e recursos expressivos gravada pela Orquestra Nacional da Rádio Mec, uma imagem de Santa Cecília, padroeira da música, um disco de 78 rotações ilustrados dos dois lados, além de diversos outros vinis e livros sobre o assunto.

O acervo teve início quando Newton Costa doou para a cidade, antes de falecer, toda sua coleção de 8063 discos, mil livros e três mil recortes de jornais e partituras incluindo os móveis que os guardavam. Outra doação significativa foi realizada por Luiz Bispo que doou todos os seus discos clássicos de vinil. Hoje a discoteca conta com cerca de 14 mil discos de acetato e vinil que vão do erudito ao popular.

Newton Camargo Costa nasceu em Piracicaba em 1901 e faleceu em Itu em 1972. Foi ferroviário, radialista e jornalista, amava a música e foi um defensor da memória e história da cidade. Por muitos anos apresentou programas de rádio dedicados à música e à cultura.

A exposição segue até 05 de fevereiro e a Casa da Praça fica na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 9h às 16h.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu