24/03/2024
HomeGestões AnterioresSemsur conclui desassoreamento de bacias de retenção no Jacuhú

Semsur conclui desassoreamento de bacias de retenção no Jacuhú

A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais) finalizou o trabalho de desassoreamento das chamadas bacias de retenção, localizadas junto à estrada municipal do Jacuhú (Itu-050).

A construção destas bacias foi realizada por técnicos do Estado de São Paulo, quando do trabalho de perenização desta estrada municipal, realizado em 2008.

Como parte do processo de perenização, a fundamental preocupação com o adequado escoamento das águas de chuva, daí a construção de 11 bacias de retenção das águas na localidade, para se evitar a erosão no leito carroçável da pista.

As bacias de retenção servem também para que a água armazenada seja lentamente absorvida pelo solo próximo, colaborando assim para a irrigação da pastagem local.

Com a retirada dos sedimentos depositados nos últimos 4 anos, as bacias voltaram á sua capacidade original de armazenagem.