08/04/2024
HomeGestões AnterioresSeminário sobre resíduos sólidos atrai centenas de pessoas à Prefeitura

Seminário sobre resíduos sólidos atrai centenas de pessoas à Prefeitura

Dando continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura da Estância Turística de Itu realizou na noite desta quinta-feira (06/06) o seminário “Responsabilidade Compartilhada na Gestão dos Resíduos Sólidos”.

O seminário foi aberto pelo prefeito Antonio Tuíze, pelo presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, e pela secretária de Meio Ambiente, Patricia Otero. Prestigiando as discussões, alunos da Escola Estadual Sylvia Bauer, ETEC Marinho di Ciero, Faculdade Cesar Lattes, cooperados da Comarei (Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu), secretários e funcionários públicos de Itu.

Em seu discurso de abertura o prefeito Tuíze enfatizou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) condiciona o repasse de recursos da União a uma série de pré-requisitos a serem atendidos pelos municípios brasileiros. Completou dizendo que graças a um trabalho sério, preciso e antecipado, a cidade de Itu está na vanguarda em todos os assuntos relacionados à responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos, mas completa: “não é porque Itu está na frente de muitas cidades que vamos ficar sentados. O trabalho não para, porque sempre estamos buscando o que é melhor para nossa cidade”, concluiu Tuíze.

Aprelp

Com os trabalhos abertos a primeira palestra foi conferida pelo diretor executivo da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), dr. Carlos Roberto Vieira da Silva Filho que apresentou um panorama dos resíduos sólidos no Brasil:  situação, evolução e perspectivas.

Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Em seguida foi a vez dos representantes da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Maria Fernanda Romaneli e André Luz Fernandes Simas que falaram sobre quatro importantes assuntos: a Elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o Projeto Girem que desde maio está fazendo a capacitação sobre resíduos sólidos dos municípios paulistas, o Programa Município Verde Azul, que estimula o poder público local a planejar e executar ações que promovem a melhoria da qualidade ambiental no município e a logística reversa que  dispõe sobre a responsabilidade pós-consumo de produtos e embalagens que geram significativo impacto ambiental após consumidos.

EPPO

O presidente do Grupo Eppo S/A, José Carlos Ventre foi o próximo palestrante e falou sobre a PPP (Parceria Público Privada) dos Resíduos Sólidos que já no ano de 2011 foi firmada entre a Eppo e a Prefeitura de Itu resultando em um novo modelo para coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais da cidade. Modelo elogiado internacionalmente.

Comarei

A presidente da Comarei (Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu), Rosangela Clotilde da Silva falou sobre a evolução da cooperativa que neste ano completa 11 anos de existência e que vem inspirando outras cooperativas em cidades de todo o Brasil.

Coca-cola

Encerrando o seminário, Cristiano Biaggi, diretor da Sorocaba Refrescos S/A, fabricante da Coca-Cola, falou sobre o Instituto Coca-Cola e o apoio que vem dando para a Comarei.

Ao final das apresentações, os palestrantes responderam perguntas do público presente.

Patricia Otero conduziu o debate entre a plenária e palestrantes, finalizando “nesta noite cidadãos e setores da sociedade demonstraram como se dá no dia a dia a gestão de resíduos sólidos de uma cidade responsável  com a qualidade, eficiência e bem querer”

A programação do Mês do Meio Ambiente segue até o dia 22 de junho, abaixo os próximos eventos:

Práticas Sustentáveis
Visita Monitorada
Dia: 07/06/2013 (sexta-feira) – 14h
Local: Centro de Educação Ambiental Villa – R. Anthigio Cavequini, s/nº – Parque Pres. Médici

Alimentação Saudável

Feira de orgânicos e roda de conversa
Dia: 08/06/2013 (sábado) – 9h (início da feira) e 10h (roda de conversa)
Local: Bosque Alceu Geribello – Rua Niterói, 136 – Bairro Brasil

Vida em Movimento

Jogos Ambientais
Dia: 09/06/2013 (domingo) – 8h às 12h
Local: Av. Galileu Bicudo, próximo a Fábrica São Pedro

Quiz ecológico
Dia: 10 /06/2013 (segunda-feira) – 8h30
Local: Centro de Educação Ambiental Villa – R. Anthigio Cavechini, s/nº – Parque Pres. Médici

Varvito de Itu: um lago glacial no passado, um patrimônio natural no presente

Palestra do Prof. Dr. Salvador Carpi, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Dia: 11/06/2013 (terça-feira) – 19h às 20h30
Local: Parque do Varvito – Av. Parque do Varvito, s/nº – Pq. Nossa Senhora da Candelária

Consumo Sustentável

Tela Verde
Dia: 12/06/2013 (quarta-feira) – 14h
Local: Bosque Alceu Geribello – Rua Niterói, 136 – Bairro Brasil

Quero Vida
Plantio de Horta Orgânica
Dia: 13/06/2013 (quinta-feira) – 10h30
Local: Rua Mairinque, s/nº – Cidade Nova

Dança Circular

Dia: 14/06/2013 (sexta-feira) – 9h as 17h

Prédio Verde

Visita Monitorada
Dia: 14/06/2013 (sexta-feira) – 14h
Dia 18/06/2013 – 19h30
Local: Paço Municipal – Av. Itu 400 anos, 111 – Novo Centro

Parque do Varvito

Visitas Monitoradas
Dias: 05 a 28/06 (necessário agendamento)
Local: Parque do Varvito, s/nº – Pq. Nossa Senhora da Candelária

Festa da Família Sustentável
Dia: 22/06/2013 (Sábado) – 8h às 11h
Local: Parque do Varvito – Rua do Varvito, s/nº – Pq. Nossa Senhora da Candelária

Algumas atividades necessitam agendamento, que podem ser realizados na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (11) 4886 9834 ou pelo e-mail [email protected].

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu