Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaSeminário debate registros históricos de Miguelzinho Dutra

Seminário debate registros históricos de Miguelzinho Dutra

Dando sequência às celebrações da memória e da obra do artista ituano Miguelzinho Dutra, a Secretaria Municipal de Cultura promove o seminário “Miguel Dultra e a Cultura Artística de Ituana: Registros do Passado e a Preservação para o Futuro”. O evento ocorre nos dias 18 e 25 de agosto das 9h às 12h, das 9h às 12h, no Colégio Anglo de Itu (Praça do Carmo, N° 151, Centro). Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (11) 4886 9746.

Confira a programação completa do seminário:
18 de Agosto
– Mesa I: O Humanismo Ituano no século XIX: o Poliédrico Miguel Dultra

Miguel Dultra: Texto e Contexto da Sociedade Ituana do Século XIX
Dr.ª Anicleide Zequini – Historiadora especialista em pesquisa do Museu Republicano Convenção de Itu – MRCI/ Universidade de São Paulo – USP.
A música no Depósito de Trabalho de Miguel Dutra
Ms. Luis Roberto de Francisco – Diretor e Pesquisador do Museu da Música Itu.
Produção em Prataria e Ourivesaria brasileira e em Itu no século XIX.
Prof.ª Dr.ª Helena Uzeda – Museóloga Professora da Escola de Museologia da Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPGPMUS da parceria entre a UNIRIO e do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST.
– Café
– Mesa II: Miguel Dultra: entre a Criação e a Preservação
A produção plástica brasileira do século XIX entre a Academia Imperial de Belas Artes e Humanismo Ituano de Miguel Dultra.
Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá – Museólogo e Restaurador – Professor da Escola de Museologia da Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPGPMUS da parceria entre a UNIRIO e do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST.
Princípio da Museologia no Estado de São Paulo pelo Museu de Miguel Dultra no século XIX e sua Representação nos Museus Paulistas do século XX.
Prof.ª Dr.ª Diana Farjalla Correia Lima – Museóloga Professora da Escola de Museologia da Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPGPMUS da parceria entre a UNIRIO e do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST.
Dr. Emerson Ribeiro Castilho – Museólogo e Curador – Diretor de Patrimônio Histórico Cultura da Secretaria de Cultura da Estância Turística de Itu e Diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu Synésio de Sampaio Góes e do Museu de Arte e Música Sacras Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

25 de agosto
– Mesa III: O Humanismo Ituano no século XIX: a produção plástica de Miguel Dultra
A representação da Arquitetura em Miguel Dultra: Entre o Estilo e a Técnica
Prof. Dr. Marcos Tognon – Professor de História da Arquitetura no Programa de Pós- Graduação em História da Arte da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Coordenador do Grupo de Estudos Avançados de Arte Sacra no Brasil – ORNAMENTA.
Silvana Meirelle Cardoso – Historiadora e Curadora. Mestranda do Programa de Pós- Graduação em História da Arte da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
– Café
– Continuação da Mesa III
Iconografia do Rio Tietê no Século XIX.
Prof.ª Ms.ª Sônia Leni Chamon – Professora e Coordenadora do Curso de Artes Visuais do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio de Itu – CEUNSP do Grupo Cruzeiro do Sul.
Relações entre os Projetos de Talha e Ourivesaria nas obras Sacras de Miguel Dultra
Dr. Emerson Ribeiro Castilho – Museólogo e Curador – Diretor de Patrimônio Histórico Cultura da Secretaria de Cultura da Estância Turística de Itu e Diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu Synésio de Sampaio Góes e do Museu de Arte e Música Sacras Padre Jesuíno do Monte Carmelo.