26/03/2024
HomeCulturaSemana do Patrimônio teve início no último sábado

Semana do Patrimônio teve início no último sábado

O prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, os vereadores Marquinhos da Funerária e Olavo Volpato, os secretários municipais Allie Marie Queiroz (Cultura) e Miguel de Moura Silveira (Administração) prestigiaram, no último sábado (09/08), a cerimônia de abertura da Semana do Patrimônio.

Realizada na Igreja do Bom Jesus e no Cemitério Municipal, a cerimônia foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Num momento histórico para a cidade de Itu, a cerimônia de abertura da Semana do Patrimônio foi marcada pelo traslado dos despojos do maestro Elias Álvares Lobo, sua esposa Isabel de Arruda Lobo e sua filha Teresa Lobo de Camargo, que estavam na capital paulista. A solenidade contou com presenças de autoridades e personalidades locais, além de integrantes da família Lobo.

Na Igreja do Bom Jesus, ocorreu a chegada dos despojos, solene Ofício de Réquiem com participação do Coral Vozes de Itu e Orquestra Maestro Tristão Mariano com a Breve Missa de Réquiem de Elias Álvares Lobo. No Cemitério Municipal, foram realizadas as homenagens ao compositor e solene inumação com a participação da Corporação Musical União dos Artistas com a execução da Marcha Fúnebre.

A Breve Missa de Réquiem do compositor ituano, restaurada pelo Museu da Música em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, é uma composição sacra especialmente composta em memória de alguém. É uma peça curta, cujo texto tradicional católico foi musicado para coro a três vozes, pequena orquestra e harmonium. A palavra Réquiem significa descanso e a obra foi escrita para a celebração dos mortos e foi apresentada pela primeira vez desde o século XIX. Elias Álvares Logo faleceu em 1º de dezembro de 1901 na cidade de São Paulo.

O prefeito Antonio Tuíze assinou, durante a cerimônia, decreto que institui o dia 9 de agosto como “Dia Elias Lobo”. O chefe do Executivo ituano também falou do orgulho e da honra de ter os restos mortais do ilustre maestro “de volta para sua terra”. O monumento onde foram colocados os restos mortais de Elias Lobo, sua esposa e filha foi elaborado pelo engenheiro Jair de Oliveira.

Programação

No último dia 12, também como parte da programação da Semana do Patrimônio, o artista plástico e professor da Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro”, Luciano Luz, ministrou a palestra “A arte de retratar”. No período de 12 a 30 de agosto, o artista expõe seus trabalhos na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Praça da Matriz), 56, Centro. A exposição é aberta ao público, de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30.

Encerrando os eventos da Semana do Patrimônio, no dia 15, às 10h30, acontece o projeto de educação patrimonial “Sentimento de pertencimento tratado na museologia social”, apresentado pela historiadora Susana Costa, também na Casa da Praça.

Todos os eventos são gratuitos e a população está convidada a prestigiá-los.

Texto: Renata Guarnieri/Angélica Estrada/Prefeitura de Itu
Fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu