11/04/2024
HomeMeio AmbienteSemana do Meio Ambiente começa com troca de mudas nativas

Semana do Meio Ambiente começa com troca de mudas nativas

Teve início na manhã desta segunda-feira (07/06) a Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu. A primeira atividade foi a troca de mudas nativas entre as cidades de Boituva, Votorantim, Iperó, Sorocaba, Piedade e Itu, por meio de cooperação técnica da Região Metropolitana de Sorocaba.
Itu disponibilizou mudas de paineira rosa, araçá, pau d’alho, ingá e angico e recebeu mudas de oitis, peroba, cabeludinha, cabreúva e grumixama. O objetivo desta troca é a variabilidade genética das espécies entre as cidades.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Verônica Sabatino, participou da ação acompanhada de funcionários da pasta.

Produção de mudas
A cidade de Itu conta com o viveiro de mudas Santa Teresa que produz cerca de 10 mil mudas por ano utilizadas no plano de arborização urbana, para plantios em calçadas, áreas verdes, canteiros e praças, e também para o Programa de Restauração de Matas Ciliares e Nascentes, o Adote uma nascente. No local também são recebidas mudas de compensação ambiental por cortes de árvores.
No viveiro também são produzidas as mudas disponibilizadas pelo Click Verde, um programa de doações de mudas para os munícipes que queiram plantar e cuidar de árvores, deixando a cidade mais verde e bonita.
Cada pessoa tem direito a receber três mudas de espécies nativas e que se adaptem ao local onde serão plantadas, como calçadas, quintais, áreas verdes, com ou sem fiação aérea passando por perto. Para receber as mudas os interessados deverão entrar na página da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no site da Prefeitura de Itu e acessar o link Click Verde, preenchendo os dados solicitados. A equipe da Secretaria entrará em contato para informar as mudas adequadas que serão ofertadas e quando poderão ser retiradas.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até o dia 10 de junho com atividades virtuais e um plantio.

08 de junho (terça-feira)
Início dos cadastros para a participação na Feira Ecoarte no Parque Ecológico Taboão
Redes sociais da Prefeitura de Itu

09 de junho (quarta-feira)
Plantio de Nascente e Mata ciliar na Bacia do Piraí com Comdemas das cidades de Itu, Salto, Cabreúva e Indaiatuba
Local: Agropecuária Geraldo Costa – Salto/SP

Início da pesquisa virtual do Programa Viva o Parque!
Redes Sociais da Prefeitura de Itu.

10 de junho (quinta-feira)
Conheça as APAs (Área de Proteção Ambiental) de Itu
APA Pedregulho
Com participação do Prof. Salvador Carpi, IG -UNICAMP