24/03/2024
HomeMeio AmbienteSemana da Árvore inicia com minicurso de arborização no Pirapitingui

Semana da Árvore inicia com minicurso de arborização no Pirapitingui

Imagem mostrando o diretor da Secretaria de Meio Ambiente com profissionais

Na manhã desta segunda-feira (19/09), um minicurso sobre conservação e manutenção da arborização urbana, marcou o início da Semana da Árvore, promovida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A atividade, realizada na Subprefeitura do Pirapitingui, contou com a participação de funcionários da roçagem da EPPO e também de servidores municipais que trabalham com limpeza urbana da região.

O curso teve como objetivo ensinar na prática o procedimento correto de roçagem, evitando o anelamento, que é uma prática nociva às árvores por lesar os caules, interrompendo a nutrição das mudas. O minicurso foi aplica pelo diretor Célio Cotting e pelo coordenador do Parque Chico Mendes, Carlos Andrade.

A programa da Semana da Árvore contará com diversas outras atividades e também servirão ao Dia do Rio Tietê.

Na quarta-feira (21/09), data em que se comemora o Dia da Árvore, as atividades começam às 9h, no Parque Ecológico do Varvito, com a abertura da Exposição e Premiação das Escolas Municipais junto à Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas.

Ainda na quarta-feira, às 14h, cerca de 120 alunos da Escola Estadual Bene Gurgel, localizada no bairro Cidade Nova, realizarão uma caminhada de aproximadamente quatro quilômetros em torno do Parque Chico Mendes, visitando relevantes pontos de preservação. Ao final dessa caminhada, alunos vencedores da gincana para arrecadação de resíduos eletrônicos realizarão o plantio de cinco mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, com placas de identificação levando os seus nomes.

Além dos jovens, funcionários da empresa Aisin Automotive efetuarão o plantio de mais 15 mudas, totalizando 20 mudas de árvore nativa. Todo trajeto será acompanhado por equipes da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte para garantir a segurança dos alunos e organizar o tráfego de veículos.

Já na quinta-feira (22/09), data em que se comemora o Dia do Rio Tietê -um dos mais importantes do Estado de São Paulo, também haverá caminhada e plantio. A atividade terá início às 8h30 e será no Parque Ecológico Taboão. Além disso, o Plaza Shopping Itu dará início à exposição “Rio Tietê, um rio que desagua em mim”, que ficará disponível para visitação até o dia 4 de outubro, passível de prorrogação.

Na sexta-feira (23/09), às 9h, está programado um minicurso sobre técnicas de adubação no jardim central da Prefeitura, no bairro Itu Novo Centro. As atividades comemorativas se encerram, às 15, com uma reunião entre moradores e proprietários da região da APA (Área de Proteção Ambiental) Pedregulho, no auditório do Parque Taboão.