História da Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal foi criada pela Lei Municipal n.º 2.827, de 30 de junho de 1986 e a primeira turma de Guardas Civis Municipais Feminina foi formada em 06 de maio de 1992. A Guarda Civil Municipal, que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, se adequa às novas diretrizes de filosofia de trabalho, segundo orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), proporcionando ao efetivo um amplo conhecimento para melhor atender a população Ituana, bem como prestar apoio em ocorrências (policiais,) às Polícias Civil e Militar.
A sede própria da Guarda Civil Municipal foi inaugurada em 21 de fevereiro de 2014 e está localizada na Avenida Prudente de Moraes, n.º 875 no bairro Jardim do Estádio.