HomeSaúdeSecretaria Municipal de Saúde promove orientações sobre sarampo

Secretaria Municipal de Saúde promove orientações sobre sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, em parceria com a Secretaria de Educação de Itu, ação de orientação com educadores, na tarde de ontem (02/09), como mais uma ferramenta de enfrentamento à transmissão de sarampo na cidade. Com as presenças da secretária da pasta da Saúde, Janaina Guerino de Camargo, e da diretora do Departamento de Educação Infantil, Célia Rocha, a ação foi conduzida pela enfermeira responsável pelo serviço de Vigilância Epidemiológica local, Lúcia Helena Rubira Pacífico.

Os educadores receberam informações sobre os casos de sarampo existentes no município; sintomas e transmissibilidade da doença; fluxo de atendimento em casos suspeitos; investigação de casos suspeitos e acompanhamento de casos confirmados, entre outras.

A Secretaria de Saúde de Itu tem realizado treinamento constante com os profissionais da rede municipal de saúde e particular, seguindo as orientações dos órgãos federais relativos à conduta profissional e ações educativas e de enfrentamento mediante o aumento considerável dos casos da doença em nível nacional.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, até o dia 29 de agosto foram registrados em Itu 38 casos suspeitos de sarampo. Desse número, três casos foram confirmados, cinco casos foram descartados e 30 casos aguardam resultados de exames. Todas as ações de bloqueio foram realizadas a contento.