03/04/2024
HomeSaúdeSecretaria Municipal de Saúde divulga novo cronograma para a vacinação infantil contra a Covid

Com a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso da CoronaVac na população de 6 a 17 anos, com exceção de imunossuprimidos, a Secretaria de Saúde de Itu começa, nesta sexta-feira (21/01), a vacinar contra a Covid crianças na faixa etária de 9 a 11 anos sem comorbidade nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h, e no Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 05) e na UBS 02, no Jardim União, das 7h às 19h.
Esse público, assim como as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade considerada pelo Ministério da Saúde, também pode ser vacinado neste sábado (22/01), das 8h às 14h, no Drive Thru na Praça Washington Luiz (em frente ao Estádio Municipal Dr Novelli Júnior), Vila Nova, e na Unidade Básica de Saúde 02, localizada no Jardim União.
Existe ainda a possibilidade de crianças de 5 a 9 anos sem comorbidade ou deficiência permanente, devidamente inscritas pelos responsáveis na “xepa da vacina” em Itu, serem vacinadas. Havendo essa possibilidade, os responsáveis serão avisados por ligação telefônica. O cadastro exclusivo para esse público pode ser feito pelo link: https://itu.sp.gov.br/xepa-vacina-criancas-5-a-11-anos/
Para a vacinação de crianças com comorbidade ou com deficiência permanente será necessário apresentar: exames, receitas, relatório médico, prescrição médica. Vale destacar que cadastros já existentes nas UBS poderão ser utilizados.

Confira a lista de comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde:
– insuficiência cardíaca
– cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– cardiopatia hipertensiva
– síndrome coronarianas
– valvopatias
– miocardiopatias e pericardiopatias
– doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
– arritmias cardíacas
– cardiopatias congênitas
– próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– talassemia