HomeSaúdeSecretaria de Saúde intensifica campanha de vacinação em Itu

Secretaria de Saúde intensifica campanha de vacinação em Itu

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que ocorre até o próximo dia 1º de junho, conforme cronograma abaixo. Do início da campanha até ontem (24/05) foram aplicadas 24.173 doses, registro abaixo das expectativas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, a imunização é extremamente importante e afirmou estar preocupada com os baixos índices de cobertura vacinal. “A Secretaria Municipal de Saúde têm vários pontos de vacinação, mas infelizmente muitas pessoas ainda não se imunizaram. Peço aos contemplados pela campanha, que ainda não se vacinaram, para que procurem um ponto de vacinação nas datas e horários indicados”.
Este ano a campanha de vacinação contempla trabalhadores da saúde (redes pública e privada), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais (mediante prescrição médica), professores (redes pública e privada), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Os sinais e sintomas da doença são variáveis, desde a infecção sem sintomas até formas graves. A manifestação mais comum da síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Confira o cronograma da vacinação para os próximos dias:
– Dias 25, 28, 29 e 30 de maio: em todas as UBSs, das 7h às 17h.
– Dias 25, 26, 27, 28, 29 e 30 de maio: no PAM do Parque Industrial, das 19h às 22h.
– Dias 31 de maio e 1º de junho (Dia de Corpus Christi e ponto facultativo municipal): nos PAMs do Parque Industrial e da Vila Martins, das 8h às 16h.