HomeSaúdeSecretaria de Saúde amplia atendimento de Covid em Itu

Secretaria de Saúde amplia atendimento de Covid em Itu

Duas UBSs e um Pronto Atendimento foram destacados exclusivamente para esse fim, visando evitar a contaminação cruzada

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itu implanta um novo sistema de atendimento de Covid na cidade. Serão destinadas duas Unidades Básicas de Saúde e um Pronto Atendimento dedicados exclusivamente ao combate ao coronavírus. As UBSs 06 (Padre Bento) e 11 (Cidade Nova I) atenderão pacientes com sintomas leves de segunda à sexta-feira. O Pronto Atendimento Covid, anexo ao Hospital de Campanha, será destinado aos casos graves durante a semana, também aos casos leves aos finais de semana e após o horário das UBSs.
Portanto, a partir deste dia 21, pessoas com suspeita da doença não serão mais atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h e no PAM (Pronto Atendimento Municipal), localizado na Vila Martins, região do Pirapitingui. Esse tipo de atendimento também não ocorrerá mais, a partir do dia 25, nas outras 14 UBSs existentes no município.
A medida visa evitar contaminação cruzada, uma vez que tanto na UPA, no PAM quanto nas demais UBSs há atendimento para outras doenças. No caso das UBSs, as mesmas estão sendo preparadas para o esquema de vacinação contra a doença em Itu.

Novo fluxo de atendimento
Nesta quinta-feira (21/01), às 7h, passa a funcionar durante 24 horas o Pronto Atendimento Covid, anexo ao Hospital de Campanha. Já a partir de segunda-feira (25/01), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 06 e 11, localizadas respectivamente no Padre Bento e Cidade Nova I, serão pontos para consulta médica e exames PCR e teste rápido para Covid.
A recomendação é que pessoas com sintomas gripais leves se dirijam à UBS 06 ou à UBS 11, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A distribuição de senhas para testagem é realizada até 15h e pode haver agendamento para o dia seguinte de acordo com a disponibilidade da unidade. Após esse horário e aos finais de semana, a orientação é para que procurem o Pronto Atendimento Covid.