21/04/2024
HomeEducaçãoSecretária de Educação de Itu é a nova titular regional da Undime

Secretária de Educação de Itu é a nova titular regional da Undime

A professora Marilda Cortijo representa a região Sorocaba/Itapetininga no Estado, frente à entidade nacional dos dirigentes de Educação

A Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) realizou sua assembléia da Região Sorocaba/Itapetininga na última quarta-feira (27/02), no auditório do Centro de Formação de Professores da Prefeitura de Itu. O prefeito Antônio Tuíze esteve presente e saudou os Secretários Municipais de Educação da Macro Região de Sorocaba, destacando seu apoio ao professorado e aos interesses da classe. O encontro foi conduzido pela secretária de Educação da Prefeitura de Itu, Marilda Cortijo.

A Assembléia Regional do Polo Sorocaba/Itapetininga da Undime-SP teve o objetivo de indicar os representantes titular e suplente da região para compor o Conselho de Representantes da Diretoria da Undime-SP. A secretária Municipal de Educação, professora Marilda Cortijo, foi aclamada como titular da região e o professor Vanilton M. Oliveira como suplente, para o Biênio 2013/2014.

Marilda agradeceu os presentes, comprometendo-se a trabalhar pela elevação da qualidade do ensino em toda a Região Sorocaba/Itapetininga. As indicações dos representantes titular e suplente serão referendadas no XXIII Fórum Estadual Undime-SP, de 11 a 13 de março, ocasião da Eleição da Nova Diretoria Estadual.

Além de Tuíze e Marilda, a Prefeitura de Itu foi representada da ocasião pelos secretários municipais Miguel de Moura Silveira (Administração), Valfrido Miguel Carotti (Finanças), Patricia Otero (Meio Ambiente) e Allie Queiroz (Cultura).

Representatividade

A Região de Sorocaba/Itapetininga é constituída pelos seguintes municípios: Alambari, Alumínio, Anagatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Campina do Monte Alegre, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.

Compareceram à reunião realizada em Itu, secretários municipais e representantes dos seguintes municípios: Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tietê e Votorantim.

A entidade

A Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, com missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Por meio da Undime, as secretarias municipais de Educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, a Undime proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.

A Undime organiza e promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos e, além disso, mantém contatos com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional.

Ao longo de sua existência, a Undime legitimou-se como instância representativa da educação nos municípios brasileiros, desempenhando papel importante nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas nacionais de educação. E se tornou referência nacional, especialmente quando se trata de ações objetivas que busquem a melhoria do ensino público brasileiro.

Meio Ambiente

A Assembléia da Undime em Itu foi marcada também pela participação dos Secretários Municipais de Educação nos plantios de duas mudas de ipês amarelos, árvore símbolo do Brasil, em área do Paço Municipal. O ato, que contou com a participação do prefeito Tuíze e de secretários municipais, fez parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Estadual e Municipal de Plantio de Árvores Nativas. Na mesma data, através da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu, houve a mobilização de mais de mil pessoas, em nove pontos distintos, resultando no plantio de mais de 4 mil árvores nativas e frutíferas.

VD
Fotos: Valdyr Daldon/Decom Itu