21/04/2024
HomeGestões AnterioresRevista Exame destaca política de resíduos sólidos de Itu

Revista Exame destaca política de resíduos sólidos de Itu

Jornalista da Exame, Ana Luiza Herzog, entrevistando o prefeito Antônio Tuíze.

Uma das mais importantes revistas do país aponta Itu como exemplo a ser seguido na coleta, tratamento e destino final do lixo

A cidade de Itu mais uma vez foi destaque positivo na grande mídia, graças ao caráter sustentável e às políticas de respeito ao meio ambiente implantadas pela administração municipal. A revista Exame, uma das mais conceituadas publicações de circulação nacional, dedicou três páginas de sua última edição (nº 1035) a uma reportagem completa sobre o modelo de coleta, tratamento e destino final dos resíduos sólidos em Itu.

O município foi colocado como contraponto à maioria das cidades brasileiras e exemplo a ser seguido, sendo comparado com “uma cidade turística de um país rico”. A matéria “O que aprender com a exceção” retrata a bem sucedida parceria público-privada, implantada na gestão do então prefeito Herculano Passos Junior.

Na época, o atual chefe do Executivo ituano, Antônio Tuíze, enquanto secretário municipal de Administração, foi um dos responsáveis pela elaboração e adoção do sistema. “O reconhecimento de um importante veículo de comunicação, assim como aconteceu quando fomos destaque no Jornal Nacional da Rede Globo, comprova que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito.

A reciclagem, a disponibilização de contêineres e a operação de limpeza do centro histórico fazem parte dos tópicos abordados. A revista explica como funciona a parceria entre a Prefeitura e o grupo Eppo no programa de gestão de resíduos da cidade, além de indicar futuros investimentos no reaproveitamento de resíduos como fonte de energia, assim como reciclagem de construção civil para novas edificações.

VD
Crédito: Daniel Alcântara/Decom Itu