06/04/2024
HomeMeio AmbienteReunião de trabalho de Bioeconomia é realizada em Itu

Reunião de trabalho de Bioeconomia é realizada em Itu

Cidade é pioneira na busca para associar a bioeconomia às políticas públicas municipais.

Na tarde da última quarta-feira (18/05), foi realizada no gabinete do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, a 1ª Reunião de Trabalho de Bioeconomia, e contou com a presença da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Verônica Sabatino, e demais secretários. Participaram também, de forma online, consultores da empresa GreenRio, licitada para desenvolver o projeto.

A bioeconomia, ou economia sustentável, é um campo do conhecimento que se preocupa com o consumo consciente, em equilíbrio com o meio ambiente e os recursos naturais. Seu objetivo é construir uma economia pautada na utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis – ou seja, mais sustentáveis. Caminhar para o desenvolvimento sustentável se tornou uma urgência de forma definitiva na agenda das cidades e Itu, através de planejamento estratégico, é pioneira na busca para associar a bioeconomia às políticas públicas municipais.

O trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com a GreenRio será dividido em duas etapas: a primeira será de Planejamento e Levantamento de Dados, onde serão identificadas oportunidades em bioeconomia no setor industrial, agrícola e nos serviços públicos. Esse mapeamento será avaliado de forma integrada aos conceitos de bioeconomia e economia circular por consultores especializados no assunto. “Através desse estudo, será possível ter conhecimento para a formação de um polo de bioeconomia, capaz de atrair empresas e investidores”, conceitua Verônica.

A segunda etapa será a Sistematização de Dados e Marketing, onde os dados coletados na etapa anterior serão organizados, criando uma estratégia voltada para a promoção e a valorização de oportunidades de novos negócios em bioeconomia. Para o prefeito, Guilherme Gazzola, esse projeto torna Itu um modelo para as demais cidades.  “É sempre importante lembrar que já existem projetos em andamentos com algumas empresas da cidade voltadas para o meio ambiente, como na recuperação de nascentes, por exemplo. Queremos criar novas oportunidades para unir a sustentabilidade e a produtividade”, concluiu.

Conexão Bioeconomia

Em 2021, a Prefeitura Municipal de Itu – representada pelo prefeito Guilherme Gazzola e pelo Secretário Municipal de Educação, Plínio Bernardi – participou do webinar ITU – Conexão Bioeconomia, que abordou ações já em curso no contexto da bioeconomia, projetos em execução e futuros, assim como apresentou oportunidades de parcerias que permitirão a implantação de um primeiro cluster de bioeconomia no Estado de São Paulo, em Itu e na região metropolitana de Sorocaba. Deste painel também participaram a coordenadora do Green Rio, Maria Beatriz Martins Costa; a presidente da Guarany, localizada em Itu, Alida Bellandi; o vice-presidente Executivo da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – InvestSP, Torquato Jardim; os cônsules da Itália, de Israel e do México em São Paulo, Filippo La Rosa, Itzhak Reich e Raúl Bolaños Cacho Guzmán, respectivamente; o coordenador-Geral de Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Bruno Nunes; o coordenador-Geral de Extrativismo – Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo / MAPA, Marco Aurélio Pavarino; o assessor científico e coordenador de Projetos de Bioeconomia Fraunhofer Project Center for Innovation in Food and Bioresources at ITA, Alexandre Martins Moreira e o vice-Diretor do Instituto de Economia Agrícola / Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Vagner Martins. No mesmo ano, a Prefeitura Municipal de Itu participou presencialmente do Green Rio, no Rio de Janeiro, a convite da Guarany.