08/03/2024
HomeSubprefeitura PirapitinguiRegião do Pirapitingui ganha unidade do Sebrae Aqui

Região do Pirapitingui ganha unidade do Sebrae Aqui

Itu é a única cidade da região de Sorocaba com duas unidades

Nesta quarta-feira (08/12), o prefeito Guilherme Gazzola inaugurou o Posto do Sebrae Aqui, na Subprefeitura Regional do Pirapitingui. Agora os moradores da região têm mais facilidade para acessar os serviços oferecidos pelo Sebrae. “Agradeço a parceria da Associação Comercial que traz o comércio como gerador de emprego e renda e do Sebrae, que vem para Itu em sua segunda unidade ensinando ao empreendedor como pescar”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola.
No local serão oferecidas explicações e informações sobre a MEI (Microempresa Individual), emissão do boleto mensal, parcelamento, declaração de faturamento anual, baixa do CNPJ e abertura de CNPJ MEI, levando maior comodidade aos munícipes da região, auxiliando no desenvolvimento local, levando a formalização da MEI para os empreendedores da região e estimulando o empreendedorismo como fonte de renda. “Nossa missão é mais do que ajudar empresas, é ajudar pessoas e famílias”, comentou Alexandre Martins gerente o Sebrae Sorocaba que ainda acrescentou que a unidade da Cidade Nova está localizada em uma região repleta de comércios e que, levar capacitação para melhorar a técnica de trabalho e a formalização, acabam por aumentar a renda e a arrecadação para o município. “Todos os serviços e produtos que trouxermos para Itu serão 100% gratuitos”, anunciou Martins.
Além dos atendimentos, o novo posto oferecerá cursos, palestras e oficinas. “Agora vivemos uma revolução tecnológica e o emprego e empreendedorismo mudaram, as indústrias mudaram e não são mais as grandes geradoras de emprego, pois grande parte da mão de obra foi assumida pela tecnologia, também investimos nas novas qualificações, mas também investimos na construção novas empresas e pequenas empresas que podem prestar serviços para as grandes. Essa mudança veio para ficar e precisa ser dividida com a sociedade”, falou Gazzola.
A unidade Sebrae Aqui de Itu tem feito a diferença em diversos aspectos, pois conquistou premiações em 2019 e em 2020, é a cidade da regional Sorocaba com maior número de atendimentos distintos e, agora, é a única cidade da região de Sorocaba a ter duas unidades Sebrae Aqui.
“O Pirapitingui é maior que 80% das cidades do Brasil, trazer uma unidade do Sebrae para cá é o mínimo que se pode fazer pela quantidade de empresas que tem nessa região. Hoje de 100 milhões e 400mil empresas, 99% são micro, pequenas ou médias, o emprego está nesse grupo, é o setor que mais gera emprego.  Para gerar um emprego em uma indústria é preciso R$ 20 milhões, com R$ 500 mil a padaria gera 20 empregos”, destacou Plínio.
Ainda de acordo com Bernardi, existem grandes perguntas que os pequenos empresários precisam responder quanto ao seu empreendimento. “Quem é o cliente, quantos são, qual o capital de giro, qual o lucro, qual o preço do produto. Para obter essas respostas é preciso buscar capacitação e inovação, pois o primeiro sinal do fracasso é parar de estudar”, encerrou.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Thiago Gonçales, os vereadores Luisinho Silveira e Normino da Rádio, o subprefeito da Regional do Pirapitingui Douglas Boschetti, o coordenador do Sebrae Itu João Pedro Januário, o diretor de desenvolvimento da Secretaria de Emprego Iwan Sczewzuk, o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Itu (ACII) Dario Mazi Junior, além de diretores municipais e munícipes.
O Posto do Sebrae Aqui fica localizado na Subprefeitura do Pirapitingui, na Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, 14, Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.