24/03/2024
HomeGestões AnterioresReforço na rede de abastecimento chega a 5 milhões de litros por dia

Reforço na rede de abastecimento chega a 5 milhões de litros por dia

Com esse acréscimo de água, a concessionária visa cumprir o racionamento proposto

Como reflexo das medidas deliberadas pelo Comitê de Gestão de Água, o reforço na rede de abastecimento chega a 5 milhões de litros de água por dia. O volume é a somatória de caminhões-pipa trazidos de cidades vizinhas e das retiradas de poços e represas particulares, requisitados por decreto assinado pelo prefeito Antonio Tuíze. Com esse acréscimo de água, a concessionária Águas de Itu visa cumprir o racionamento proposto.

Para as residências que não estão tendo suas caixas abastecidas, em razão da baixa pressurização ocasionada pelo sistema de rodízio, prossegue a operação de caminhões-pipa durante o dia. Da mesma forma, acamados e idosos cadastrados junto ao PID (Programa de Internação Domiciliar) continuam com atendimento prioritário diurno.

Durante a noite, os veículos reabastecem creches, escolas, unidades de saúde e outros prédios públicos, garantindo os serviços essenciais à população. Para este final de semana, está previsto um acréscimo de oito caminhões para esta operação.

Outra ação determinada pelo Comitê de Gestão de Água é a escolta da Guarda Civil Municipal aos caminhões-pipa, que ocorre desde terça-feira (14/10). São disponibilizadas sete viaturas e 16 homens para este serviço, que atuam em pontos nos quais já houve transtorno que impedissem ou atrapalhassem os abastecimentos programados com caminhões-pipa.

Adutora Mombaça

Chegou nesta quinta-feira (16/10), um novo lote de tubos para a frente de obras da Adutora Mombaça ao lado da ETA (Estação de Tratamento de Esgoto) I, no Rancho Grande. Na última quarta-feira, o canteiro de obras às margens da Estrada do Pau D´Alho também foi abastecido com mais canos. Quando estiver concluída, a Adutora Mombaça terá 22,5 quilômetros de extensão, que levarão 280 litros por segundo para a ETA I. O investimento é de R$ 30 milhões.

Previsões climáticas

Durante as reuniões do Comitê de Gestão de Água foram apresentados os dados mais recentes de previsões climáticas do CPTEC-IPEN, indicando que não há previsão de chuvas para os próximos dias e a temperatura deverá subir. Todas as medidas possíveis para a manutenção do racionamento continuarão sendo tomadas, assim como é reforçado o pedido do uso consciente da água por parte da população.