24/03/2024
HomeGestões AnterioresProjeto Plantar já distribuiu gratuitamente milhares de mudas para população

Projeto Plantar já distribuiu gratuitamente milhares de mudas para população

Desde o mês de setembro a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando o Projeto Plantar Ciclo 2015/2016, que segue até o dia 27 de fevereiro e tem o intuito de promover o plantio de árvores nativas na cidade.

Esse projeto inclui entre outras atividades reuniões e visitas para levantamento de áreas de plantio e consolidação de parcerias. Toda a população está convidada a participar, basta ter uma área que queira plantar e cuidar.

Até este ano já foram recuperadas dezenas de áreas, realizada a doação de cerca de quatro mil mudas, e o plantio de outras mais de 40 mil que estão trazendo de volta o verde e a recuperação de áreas na cidade.

Locais arborizados, além de função paisagística, reduzem a poluição do ar devido aos processos de oxigenação, diminuem as temperaturas externas absorvendo parte dos raios solares, mantêm as chuvas regulares, preservam a umidade do ar, contribuem para saúde do solo, evitam a erosão com suas raízes, são essenciais para a preservação de pelo menos 50% da biodiversidade, reduzem a poluição sonora e os ventos.

Antigamente não havia critérios para os plantios, árvores estrangeiras e grandes demais para estarem no meio da cidade eram plantadas em avenidas e ruas, hoje a prioridade é para árvores que pertençam ao nosso bioma e consideradas adequadas em tamanho para o local onde serão plantadas.

O Projeto Plantar atende a esse critério, quem vai até o viveiro municipal pegar uma muda é orientado quanto ao melhor local para plantá-la. A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, destaca a eficácia do projeto junto à população. “O Projeto Plantar incrementa tanto o plantio em áreas urbanas quanto rurais. Desde 2013 há um aumento do número de participantes e plantios”, comenta.

Para quem estiver interessado em plantar até cinco mudas, basta retirá-las diretamente no Viveiro do Parque Ecológico Taboão, na Avenida Itu 400 anos, 77, Itu Novo Centro. Para plantios maiores a prioridade é de áreas de proteção ambiental e é necessário o preenchimento de uma ficha que pode ser obtida na Secretaria de Meio Ambiente.

Texto e infográfico: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu