HomeGestões AnterioresProjeto Horta com mais de 40 pessoas no CRAS PIPA

Projeto Horta com mais de 40 pessoas no CRAS PIPA

Continua o desenvolvimento nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Itu, do projeto Horta, para o aprendizado e conhecimento na arte de plantar verduras e hortaliças.

No CRAS PIPA, localizado no Parque Industrial, o trabalho é desenvolvido por instrutores em grande área, onde os alunos aprendem a como fazer o canteiro, adubar, manter e também as técnicas de plantio e cultivo de verduras, legumes e hortaliças em geral.

Todas as manhãs de terças–feiras, a horta do CRAS PIPA recebe já a partir das 8h30 aproximadamente 40 mulheres, todas pertencentes ao Programa Renda Cidadã, do governo do Estado em parceria com a Prefeitura ituana.

As pessoas pertencentes ao programa Renda Cidadã, em todos os cinco CRAS existentes no município, realizam diversas atividades, buscando a interação social, se possível o acréscimo de renda, e também participam semanalmente de reuniões sócio–educativas, com palestras sobre a saúde (onde também participam das campanhas), economia, educação; sendo também estimuladas a participar, como também fazer alguém da família participar dos diversos cursos e oficinas oferecidos pelos CRAS.

Na horta elas aprendem todas as melhores técnicas para se colher as hortaliças naturais, de qualidade, e, podem ao final da manhã levar o resultado do plantio para a casa, onde além do consumo familiar podem inclusive vende-las, gerando renda.

Segundo os coordenadores, também com a supervisão de uma nutricionista, são passadas dicas para o melhor aproveitamento e introdução de diferentes verduras e leguminosas para uma melhor dieta das pessoas que frequentam o projeto, bem como também de seus familiares.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza