16/04/2024
HomeMeio AmbienteProjeto Espaço Árvore é lançado na Semana do Meio Ambiente

Projeto Espaço Árvore é lançado na Semana do Meio Ambiente

Imagem mostra dois homens trabalhando no local com a máquina para abertura de espaços ao redor das árvores, referentes ao Projeto Espaço Árvore.

A iniciativa do Projeto Espaço Árvore consiste em realizar a abertura de espaços ao redor das árvores, proporcionando melhor vitalidade, evitando rachaduras nas calçadas, melhorando a infiltração de água no solo e favorecendo a fixação das raízes

Nesta segunda-feira (05/06), como parte da programação de atividades da Semana do Meio Ambiente, ocorreu em torno do prédio da Guarda Civil Municipal, o lançamento do projeto Espaço Árvore.  A iniciativa consiste em realizar a abertura de espaços, com medidas de 2,20 m x 1,20 m, ao redor das árvores, podendo assim proporcionar melhor vitalidade para esses elementos arbóreos, evitando rachaduras nas calçadas, melhorando a infiltração de água no solo e favorecendo a fixação das raízes.

Nos espaços abertos, que totalizaram 85 árvores, serão plantadas espécies forrageiras para manter a umidade do solo, sendo amendoim rasteiro ou lambari. Em um primeiro momento, as ações do Espaço Árvore serão implantadas em diversos prédios públicos, estendendo-se para outros pontos da cidade posteriormente.

O trabalho foi realizado pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, que passou por treinamento para utilização de uma máquina modelo Husqvarna FS 400 LV, própria para corte de pavimentos. O maquinário foi adquirido recentemente pela pasta, por meio da verba do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Acompanharam a ação, a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Verônica Sabatino e o secretário adjunto de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Rovaldo Martins Leite.

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Itu, prossegue com outras atividades relacionadas ao tema, confira no link a programação completa: https://itu.sp.gov.br/semana-do-meio-ambiente-tem-inicio-no-proximo-dia-5-2/