HomeSegurançaProjeto “Cidade Segura” inicia sua primeira fase em Itu

Projeto “Cidade Segura” inicia sua primeira fase em Itu

Instalação de câmeras em diversos pontos da cidade proporcionam mais segurança à população

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Planejamento, inicia a primeira fase do projeto “Cidade Segura” ainda neste mês. Esta etapa consiste na instalação de cerca de 500 câmeras de segurança em pontos estratégicos ao redor e no interior das escolas da cidade. Estas soluções de monitoramento reforçam a segurança dos estudantes e profissionais acerca da proteção daquele perímetro.
O secretário municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Júnior, reforça que este projeto irá proteger tanto o patrimônio como o próprio cidadão. “Através dos sistemas de vigilância, que serão instalados com cabeamento de fibra ótica, será possível monitorar e coibir crimes como furto, violência e vandalismo, por exemplo”, explica.
Na segunda fase do “Cidade Segura”, que deve iniciar em 2022, outras câmeras de segurança serão instaladas nos arredores da UPA, do PAM, dos Terminais Rodoviários, do Eixo Histórico, de equipamentos turísticos e nas grandes avenidas, complementando a Muralha Eletrônica. Em conjunto com a Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural e o Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal de Itu (GGI-M), estes recursos tecnológicos possibilitarão proporcionar ainda mais resguardo à população em geral, aos motoristas e proprietários de estabelecimentos. “Em 2021, Itu subiu no Ranking Connected Smart Cities, feito pela Urban Systems e, com estes investimentos, a possibilidade de galgarmos novas posições é completamente viável”, complementa o secretário municipal de Segurança, Hércules Ferrari Domingues da Silva.